Um sistema termodinâmico realiza o processo cíclico indicado na figura. O ciclo é constituído por duas curvas fechadas, a malha I e a malha II. Marque a alternativa que indica CORRETAMENTE o sinal do trabalho realizado PELO sistema na malha I, na malha II e no ciclo completo, RESPECTIVAMENTE.

  1. Positivo, negativo e Positivo.
  2. Negativo, positivo e negativo.
  3. Positivo, negativo e negativo.
  4. Negativo, positivo e positivo.
  5. Positivo, negativo e zero.
  6. Negativo, positivo e zero.

Passo 1

Sabemos que:

s e n t i d o   H o r á r i o   → W > 0

s e n t i d o   A n t i h o r á r i o → W < 0

Passo 2

Então, basta a gente olhar o gráfico:

O ciclo I está no sentido horário, assim:

W I > 0

O ciclo I I está no sentido anti-horário, assim:

W I I < 0

Passo 3

O sinal do trabalho do ciclo completo depende da soma dos trabalhos de cada etapa. Assim:

W c i c l o = W I + W I I

Qual trabalho tem o maior módulo? O trabalho I , já que a área sob a curva é maior. Assim, a soma acima vai ter um sinal positivo, já que o trabalho com sinal negativo tem módulo menor que o de sinal de positivo.

Portanto:

W c i c l o > 0

Então:

P o s i t i v o ,   N e g a t i v o ,   P o s i t i v o

Resposta

a)

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o trabalho realizado por um agente externo durante uma compressão isotérmica de 1,00m o l de oxigênio de um volume de 22,4L a 0 ° C e 1,00a t m para um volume de 16,8L .
Uma amostra de um gás ideal sofre uma expansão de uma pressão e volume iniciais de 32a t m e 1,0L para um volume final de 4,0L . A temperatura inicial é 300K . Se o gás é monoatômico e a expansão é is
O calor Q flui para dentro do gás monoatômico ideal, e o volume aumenta enquanto a pressão é mantida constante. Que fração da energia calorífica é usada para realizar trabalho de expansão do gás?
Considere a seguinte série de processos quase-estáticos pelos quais um sistema passa sequencialmente: (1) uma expansão adiabática, (2) uma expansão isotérmica, (3) uma compressão adiabática e (4) uma
Um gás ideal sofre um processo durante o qual P V = c o n s t a n t e e o volume do gás diminui. A temperatura aumenta, diminui ou permanece a mesma durante este processo? Explique.