Enunciado para as questões 10 a 12: Um gás ideal monoatômico sofre uma expansão isotérmica do ponto A para o ponto B, segundo o diagrama pV abaixo. Depois, ele é resfriado a volume constante até o ponto C. A seguir, ele é comprimido isobaricamente até o ponto D e finalmente é aquecido e retorna ao ponto A isocoricamente.

Dados: V A = V D = 2,00   L ; p A = 10,0   a t m ; p C = 2,00   a t m ; V B = V C = 4,00   L ; T A = 327   ° C

11 - Qual é a pressão do gás no ponto B?

  1. 5,0   a t m
  2. 10,0   a t m
  3. 20,0   a t m
  4. 15,0   a t m
  5. 30,0   a t m

Passo 1

Ora, sabemos que para um gás ideal, é válida a relação...

p A V A T A = p B V B T B

Como do ponto A até o B temos uma expansão isotérmica, ambos os pontos possuem a mesma temperatura:

p A V A = p B V B     →

Então, a pressão no ponto B :

p B = p A V A V B

Substituindo-se os valores...

p B = 10 ⋅ 2 4 =

5   a t m

Resposta

Letra A.

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o trabalho realizado por um agente externo durante uma compressão isotérmica de 1,00m o l de oxigênio de um volume de 22,4L a 0 ° C e 1,00a t m para um volume de 16,8L .
Uma amostra de um gás ideal sofre uma expansão de uma pressão e volume iniciais de 32a t m e 1,0L para um volume final de 4,0L . A temperatura inicial é 300K . Se o gás é monoatômico e a expansão é is
O calor Q flui para dentro do gás monoatômico ideal, e o volume aumenta enquanto a pressão é mantida constante. Que fração da energia calorífica é usada para realizar trabalho de expansão do gás?
Considere a seguinte série de processos quase-estáticos pelos quais um sistema passa sequencialmente: (1) uma expansão adiabática, (2) uma expansão isotérmica, (3) uma compressão adiabática e (4) uma
Um gás ideal sofre um processo durante o qual P V = c o n s t a n t e e o volume do gás diminui. A temperatura aumenta, diminui ou permanece a mesma durante este processo? Explique.