​A figura a seguir mostra, em escala, o diagrama P V que descreve dois processos, A e B , que uma certa amostra de gás ideal pode sofrer a partir do mesmo estado inicial 1 . O processo A leva o gás para o estado final 2 , enquanto o processo B o leva ao estado final 3 . Os estados 2 e 3 apresentam a mesma temperatura.

Considere: A variação de energia interna do gás, ∆ E , o calor recebido pelo gás, Q , e o trabalho realizado sobre o gás, W . A comparação correta dos valores dessas grandezas (dos valores com o sinal, não dos módulos dos valores!) nos dois caminhos é

a   Para a variação de energia:

A   ∆ E A ​   =   ∆ E B   ​   ;       B ​   ∆ E A   <   ∆ E B ​   ;       C     ​ ∆ E A   ​   >   ∆ E B ​   ;  

b   Para o trabalho realizado sobre o gás

A W ​ A ​   = W ​ B     ; B   W A ​     <   W B ;   C   W A ​     >   W ​ B

c   Para o calor recebido pelo gás

A   Q A ​   =   Q ​ B     ​   ;     B   Q A ​     <   Q B     ​   ;     C   Q A ​     >   Q ​ B     ​   ;

Passo 1

Vamos começar analisando o mais fácil e visual que é o trabalho exercido pelo gás, pois sabemos que o trabalho exercido pelo gás é igual a área sob o gráfico P V . Sendo positivo, pois o volume aumenta.

Então temos que a área sob a curva A é muito maior que a área sob a curva B , então

W A e x e r c i d o   p e l o   g á s > W B e x e r c i d o   p e l o   g á s

Porém, a questão pede para analisar o trabalho realizado sobre o gás, assim, para que o trabalho do sistema continue sendo zero. O trabalho sobre o gás terá o mesmo módulo que o trabalho exercido pelo gás, porém sinal oposto, então:

W A s o b r e   o   g á s < W B s o b r e   o   g á s

Assim a resposta do item b é a alternativa B .

Passo 2

Agora, vamos analisar a variação de energia interna. Como a variação de energia interna não depende do caminho adotado, apenas dos estados iniciais e finais.

Precisamos apenas saber em qual estado ( 2   o u   3 ) a temperatura é maior, pois como eles saem do mesmo estado inicial, onde houver a maior variação de temperatura, significa que tivemos a maior variação de energia interna.

Δ E = g 2 n R . Δ T

Como a variação da energia interna depende de qual tipo de molécula, número de mols e da variação de temperatura. E a única coisa que muda de um processo para o outro é a temperatura final.

Então, onde tiver a maior temperatura, terá a maior variação de energia interna.

Bem, vamos lá descobrir a temperatura final, né?

Opaaa! O enunciado já disse que elas são iguais, então a variação de temperatura é a mesma, logo a variação de energia interna é igual,

Δ E A = Δ E B

Assim a resposta do item a é a alternativa A .

Passo 3

Agora só falta descobrirmos a relação entre   Q A e Q B , pela primeira lei da termodinâmica temos que

Δ E = Q - W

Como

Δ E A = Δ E B

Podemos escrever

Q A - W A e x e r c i d o   p e l o   g á s = Q B - W B e x e r c i d o   p e l o   g á s

Para facilitar, podemos isolar trabalho de um lado e calor de outro

Q A - Q B = W A e x e r c i d o   p e l o   g á s - W B e x e r c i d o   p e l o   g á s

Como, vimos que

W A e x e r c i d o   p e l o   g á s > W B e x e r c i d o   p e l o   g á s

Então

Q A > Q B

Boa!! Então, concluímos que

A reposta da c     é a a alternativa C

Agora, olha que sacanagem as respostas!

Resposta

a   A l t e r n a t i v a   A

b   A l t e r n a t i v a   B

c   A l t e r n a t i v a   C

Não é sacanagem isso? Se eu olha a minha resposta e vejo isso eu certamente vou achar que fiz merda, é igual sair 5 alternativas ( a ) seguida em uma prova objetiva, muito suspeito hahahaha

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o trabalho realizado por um agente externo durante uma compressão isotérmica de 1,00m o l de oxigênio de um volume de 22,4L a 0 ° C e 1,00a t m para um volume de 16,8L .
Uma amostra de um gás ideal sofre uma expansão de uma pressão e volume iniciais de 32a t m e 1,0L para um volume final de 4,0L . A temperatura inicial é 300K . Se o gás é monoatômico e a expansão é is
O calor Q flui para dentro do gás monoatômico ideal, e o volume aumenta enquanto a pressão é mantida constante. Que fração da energia calorífica é usada para realizar trabalho de expansão do gás?
Considere a seguinte série de processos quase-estáticos pelos quais um sistema passa sequencialmente: (1) uma expansão adiabática, (2) uma expansão isotérmica, (3) uma compressão adiabática e (4) uma
Um gás ideal sofre um processo durante o qual P V = c o n s t a n t e e o volume do gás diminui. A temperatura aumenta, diminui ou permanece a mesma durante este processo? Explique.