Uma esfera condutora de raio R possui uma carga positiva e encontra-se em equilíbrio eletrostático. Considere os três gráficos mostrados na figura abaixo, indicados por I, II e III. Quais destes gráficos melhor representam o comportamento do módulo do campo elétrico E(r) e do potencial elétrico V (r) produzidos pela esfera como função da distância r até o seu centro, respectivamente?

(a) I e II

(b) II e I

(c) I e III

(d) II e III

(e) III e I

(f) III e II

Passo 1

Opa! Aqui temos que lembrar de algumas coisas importantes. No interior de um condutor em equilíbrio o campo elétrico é nulo. Ou seja, para a região r < R , E = 0 . E depois ele vai decair com o inverso do quadrado, E = k q r 2 . A única imagem que nos mostra isso é a II.

E para o potencial. No equilíbrio eletrostático, todo o condutor é uma superfície equipotencial. Então na região r < R o potencial tem que permanecer constante. . A única imagem que nos mostra isso é a III.

Resposta

Letra d).

Exercícios de Livros Relacionados

Considere uma carga pontual q = 1,0 μC, o ponto A a uma distância d 1 = 2,0m de q e o ponto B a uma distância d 2 = 1,0m de q. (a) Se A e B estão diametralmente opostos, como na figura da esquerda aba
A figura (a) mostra duas partículas carregadas. A partícula 1, de carga q 1 , é mantida fixa no lugar a uma distância d da origem. A partícula 2, de carga q 2 , pode ser deslocada ao longo do eixo x.
Na figura (a), uma partícula de carga +e está inicialmente no ponto z = 20 nm do eixo de um dipolo elétrico, do lado positivo do dipolo. (A origem do eixo zé o centro do dipolo.) A partícula é desloca
A figura (a) mostra três partículas no eixo x. A partícula 1 (com uma carga de +5,0 μC) e a partícula 2 (com uma carga de +3,0 μC) são mantidas fixas no lugar, separadas por uma distância d = 4,0 cm.
Um pósitron (carga + e , massa igual à do elétron) está se movendo com uma velocidade de 1 , 0 · 10 7m / s no sentido positivo do eixo x quando, em x = 0 , encontra um campo elétrico paralelo ao eixo