Na figura há quatro cargas puntiformes (de mesmo módulo e sinais mostrados) nos vértices de um quadrado. Considere V = 0 no infinito. Em qual(is) dos pontos médios ( A ,   B ou C ) o potencial é nulo?

a) A e B

b) somente A

c) somence C

d) somente B

e) B e C .

Passo 1

Antes de mais nada, vamos lembrar da fórmula para o potencial gerado por uma carga pontual:

V = k q r

Beleza. Nessa equação o q é a carga e r é a distância até a carga.

Pelo desenho dá pra ver que o potencial só vai ser nulo quando as cargas negativas e as positivas se cancelarem perfeitamente.

Passo 2

Vamos ver o que acontece no ponto A . As linhas vermelhas representam o potencial negativo e as linhas azuis representam o potencial positivo.

Olha o que acontece quando a gente soma as contribuições de cada um desses potenciais:

V T = k Q a + k Q a - k Q b - k Q b

V T = 2 k Q A - 2 k Q b

Cuidado! A gente não está fazendo uma soma vetorial (porque não estamos falando de campo elétrico, e sim de potencial elétrico). Aqui nós vamos somar algebricamente mesmo.

Beleza, o potencial não se anula no ponto A .

Passo 3

Vamos fazer a mesma coisa para o ponto B .

Agora todos os pontos estão à mesma distância do ponto B ! O potencial total fica assim:

V T = k Q a + k Q a - k Q a - k Q a

V T = 0

Então o potencial se anula no ponto B .

Passo 4

E por último, vamos ver o que acontece no ponto C :

Fazendo a mesma conta de antes:

V T = k Q a + k Q b - k Q a - k Q b

V T = 0

Então, resumindo tudo isso, o potencial se anula apenas nos pontos B e C .

Resposta

Letra (e).

Exercícios de Livros Relacionados

Considere uma carga pontual q = 1,0 μC, o ponto A a uma distância d 1 = 2,0m de q e o ponto B a uma distância d 2 = 1,0m de q. (a) Se A e B estão diametralmente opostos, como na figura da esquerda aba
A figura (a) mostra duas partículas carregadas. A partícula 1, de carga q 1 , é mantida fixa no lugar a uma distância d da origem. A partícula 2, de carga q 2 , pode ser deslocada ao longo do eixo x.
Na figura (a), uma partícula de carga +e está inicialmente no ponto z = 20 nm do eixo de um dipolo elétrico, do lado positivo do dipolo. (A origem do eixo zé o centro do dipolo.) A partícula é desloca
A figura (a) mostra três partículas no eixo x. A partícula 1 (com uma carga de +5,0 μC) e a partícula 2 (com uma carga de +3,0 μC) são mantidas fixas no lugar, separadas por uma distância d = 4,0 cm.
Um pósitron (carga + e , massa igual à do elétron) está se movendo com uma velocidade de 1 , 0 · 10 7m / s no sentido positivo do eixo x quando, em x = 0 , encontra um campo elétrico paralelo ao eixo