Quando uma amostra de gás ideal num recipiente lacrado sofre uma expansão isobárica

  1. sua energia térmica não varia
  2. não há realização de trabalho
  3. não há trocas de calor entre o gás e a vizinhança
  4. sua temperatura deve aumentar
  5. sua pressão deve aumentar

Passo 1

Pessoal imagina ai comigo que temos um gás dentro de um recipiente fechado, e sua pressão também se mantém constante devido a ser uma expansão isobárica.

Sabemos que:

W = p ∆ V

Então há variação de volume e numa expansão é necessária realizar trabalho para que isso aconteça.

Segundo a primeira lei, se há realização de trabalho há variação da energia interna do gás. Logo, a temperatura deve aumentar para que haja expansão do gás.

Resposta

Letra D

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o trabalho realizado por um agente externo durante uma compressão isotérmica de 1,00m o l de oxigênio de um volume de 22,4L a 0 ° C e 1,00a t m para um volume de 16,8L .
Uma amostra de um gás ideal sofre uma expansão de uma pressão e volume iniciais de 32a t m e 1,0L para um volume final de 4,0L . A temperatura inicial é 300K . Se o gás é monoatômico e a expansão é is
O calor Q flui para dentro do gás monoatômico ideal, e o volume aumenta enquanto a pressão é mantida constante. Que fração da energia calorífica é usada para realizar trabalho de expansão do gás?
Considere a seguinte série de processos quase-estáticos pelos quais um sistema passa sequencialmente: (1) uma expansão adiabática, (2) uma expansão isotérmica, (3) uma compressão adiabática e (4) uma
Um gás ideal sofre um processo durante o qual P V = c o n s t a n t e e o volume do gás diminui. A temperatura aumenta, diminui ou permanece a mesma durante este processo? Explique.