Roda mundo, roda gigante

Roda moinho, roda pião

O tempo rodou num instante

Nas voltas do meu coração...

Trecho da música Roda Viva de Chico Buarque.

Nesta música, Chico Buarque, trata do turbilhão que novas vidas se transformam. Neste trecho, especificamente, temos destacados movimentos de rotação. Sabemos que todo movimento de rotação está associado à aceleração centrípeta, que tem como fórmula: a c = V 2 R , onde V   é a velocidade e   R é o raio.

O movimento de rotação tem uma ligação com a grandeza física:

(a) Impulso.

(b) Energia Cinética.

(c) Potência.

(d) Momento Linear

(e) Energia Potencial.

Passo 1

Nessa questão ele quer saber qual dessas grandezas tá relaciona da com o movimento de rotação.

Beleza?

Vamos analisar cada uma das alternativas!

Passo 2

(a) Impulso.

Esse é aquele seu velho conhecido...de quando você tava no balanço, e sempre tinha alguém empurrando (impulsionando) você, e quanto mais forte e por mais tempo a pessoa impulsionava, mais longe íamos!!

Então, tudo isso que falamos pode ser descrito, em termos de impulso, como: Impulso é a ação de uma força sobre um objeto em um intervalo de tempo.

Beleza?!

Podemos pensar em impulso quando estamos jogando tênis. Aqueles saques que os jogadores fazem, e até gritam, de tanta força que eles aplicam na bolinha. Certo?

Então, vimos dois exemplos que mostram que o impulso está sim ligado ao movimento, mas não está restritamente ligado a movimentos de rotação, por exemplo, a partida de tênis.

O movimento pode ser em linha reta também!

Então essa é falsa!

Passo 3

(b) Energia Cinética.

Energia cinética é associada ao movimento. Ou seja, a velocidade!

Então acompanha aqui comigo: Se energia cinética tá ligada a tudo que tem velocidade, e nas rotações temos uma velocidade angular, então ali a gente tem uma energia cinética!!

Temos a nossa energia cinética de rotação.

K r o t = I ω 2 2

Onde I é o momento de inércia do corpo, e ω é a velocidade angular do mesmo.

Então essa tá correta!

Passo 4

(c) Potência.

A potência de uma força é o quanto de trabalho essa força produz em um intervalo de tempo.

P o t = W ∆ t

A única força que temos, quando temos um corpo rodando em torno de um ponto fixo, é a força centrípeta, que aponta sempre pro centro da trajetória, que é a mesma direção da aceleração centrípeta.

Mas em cada pontinho da trajetória a força centrípeta é perpendicular ao deslocamento.

Então se a gente calcular o trabalho da força centrípeta vai dar zero.

W = F d cos ⁡ θ

W = 0

Logo:

P o t = 0

Assim, a potência não está ligada ao movimento de rotação.

Passo 5

(d) Momento Linear

O momento linear também é conhecido como quantidade de movimento.

Temos momento linear quando corpos estão transladando, ou seja, essa não é uma característica especial de movimentos de rotação.

Passo 6

(e) Energia Potencial.

A energia potencial tá associada a alturas, a atração da Terra sobre os corpos. Nada a ver com movimento. Muito menos com movimento de rotação em específico.

Resposta

Alternativa (b)

Exercícios de Livros Relacionados

Uma régua de um metro é mantida verticalmente com uma das extremidades apoiada no solo e depois liberada. Determine a velocidade da outra extremidade pouco antes de tocar o solo, supondo que a extremi
Na figura abaixo, uma barra fina e homogênea (com 4 m de comprimento e uma massa de 3 k g ) gira livremente em torno de um eixo horizontal A que é perpendicular à barra e passa por um ponto situado a
O corpo rígido da figura abaixo é formado por três bolas e três barras de ligação, com M = 1,6 k g , L = 0,6 m e θ = 30 ° . As bolas podem ser tratadas como partículas e as barras têm massa desprezíve
Como estagiário de uma empresa de engenharia, você é solicitado a medir o momento de inércia de uma grande roda, para girar em torno de um eixo que passa pelo seu centro. Você mede o diâmetro da roda,
91 . Na F I G U R AP D 12.91 , uma bola de gude desce rolando um trilho que possui uma parte em loop com raio R . A bolinha possui massa m e raio r . Que altura mínima h deve ter o trilho a fim de que