Seja um corpo na forma de um quadrado de lado L composto por 4 hastes finas com massas indicadas na figura. Na figura está também indicado o sistema de coordenadas a ser utilizado. O corpo pode girar livremente sem atrito em torno do eixo X e encontra-se em repouso na posição indicada.

(b) Determine a posição do centro de massa r → c m do corpo em função dos dados do problema na posição indicada na figura.

(c) O corpo passa a girar em torno do eixo X . Determine o módulo de sua velocidade angular máxima ω m a x . Em que posição ela ocorre? Suponha que I x = 1,0   k g m ² , M = 2,0   k g e L = 50   c m .

(d) Determine a velocidade linerar v → e x t na extremidade do corpo oposta ao eixo X na mesma posição do item anterior.

Passo 1

(a)Reduzir à um problema de sistema de partículas

Vamos lembrar da definição de centro de massa? Dá uma olhada:

x c m = m 1 x 1 + m 2 x 2 + m 3 x 3 + … m n x n m 1 + m 2 + m 3 + … m n    

y c m = m 1 y 1 + m 2 y 2 + m 3 y 3 + … m n y n m 1 + m 2 + m 3 + … m n    

C M = x c m , y c m

Fica meio difícil calcular o centro de massa assim, não é mesmo? Quais pontos usaríamos? O truque dessa questão é exatamente entender quais pontos usar. Afinal, não temos como trabalhar com os infinitos pontos dentro de cada haste né.

Se as hastes são homogêneas, cada uma isoladamente tem seu próprio centro de massa, que vai ser no exato centro dela! Agora ficou mais simples! Podemos calcular o centro de massa considerando os seguintes 4 pontos:

Passo 2

Calcular x c m

Partindo pras contas, para o x c m , vamos ter:

x c m = m 1 x 1 + m 2 x 2 + m 3 x 3 + m 4 x 4 m 1 + m 2 + m 3 + m 4    

x c m = M . 0 + M L 2 + 2 M L + 2 M L 2 6 M    

x c m = 7 L 12

Passo 3

Calcular y c m

Já para o y c m , vamos ter:

y c m = m 1 y 1 + m 2 y 2 + m 3 y 3 + m 4 y 4 m 1 + m 2 + m 3 + m 4    

y c m = M L 2 + M L + 2 M L 2 + 2 M . 0 6 M    

y c m = 5 L 12

Passo 4

Escrever r → c m

Agora é só juntar o que encontramos. Se o centro de massa é C M = x c m , y c m = 7 L 12 , 5 L 12 , então:

r → c m = 7 L 12 i ^   + 5 L 12 j ^

Passo 5

(b)Encontrar o ponto de ω m a x analisando o movimento do sistema

É sempre uma boa ideia analisar o movimento do sistema antes de tudo. como o quadrado cai, rodando em torno do eixo O X , vai haver perda de energia potencial gravitacional. Mas claro, essa energia não vai simplesmente desaparecer. Ela vai ser somente convertida! E convertida em energia cinética!

Portanto, a gente pode dizer com segurança e sem medo que ω m a x ocorre quando U g é o menor possível, algo que vai acontecer quando a posição y do centro de massa for também a menor possível.

Passo 6

Conservação da energia mecânica do centro de massa

Você leu algo sobre forças não conservativas na quest��o? Bem, nem eu. Já que é assim, podemos trabalhar com energia mecânica e a sua conservação:

E m i = E m f

Sempre que formos trabalhar com a conservação de algo, temos que tomar bastante cuidado com quem chamamos de “ i ”, inicial e “ f ”, final, ok? Isso porque sempre temos que escolher dois pontos com informações conhecidas!

Conhecemos informações do quadrado no repouso e queremos saber informações dele quando U g é mínimo. Logo:

U g i   +   K i = U g f   +   K f

6 M g 5 L 12 = 6 M g - 5 L 12   + I x ω m a x 2 2

6 M g 10 L 12 = I x ω m a x 2 2

10 M g L = I x ω m a x 2

ω m a x = 10 M g L I x

Passo 7

Substituir valores:

Agora ta fácil. Já temos a expressão da velocidade angular máxima e os valores. Só substituir então!

ω m a x = 10 M g L I x

ω m a x = 10.2 . 10.0,5 1

ω m a x = 100

ω m a x = 10   r a d / s e g

Passo 8

(d) Calcular a velocidade linear

Lembra dessa expressão simpática?

v = ω R

Com essa pequena fórmula, conseguimos relacionar a velocidade linear com a velocidade angular e a distância R do centro de rotação. Para a extremidade do corpo oposta ao eixo O X , como o corpo é um quadrado, vamos ter que R = L , tudo bem? Aí agora é só calcular:

v = ω L

v = 10.0,5

v → = 5   ±   k ^   m / s

Onde o termo “ ±   k ^ ” indica que essa velocidade linear pode tanto estar “furando” desse plano. Não temos como saber porque não sabemos pra que lado o quadrado girou, beleza? Então vamos deixar indicado.

Resposta

b) r → c m = 7 L 12 i ^   + 5 L 12 j ^

c) ω m a x = 10   r a d / s e g

d) v → = 5   ±   k ^   m / s

Exercícios de Livros Relacionados

Uma régua de um metro é mantida verticalmente com uma das extremidades apoiada no solo e depois liberada. Determine a velocidade da outra extremidade pouco antes de tocar o solo, supondo que a extremi
Na figura abaixo, uma barra fina e homogênea (com 4 m de comprimento e uma massa de 3 k g ) gira livremente em torno de um eixo horizontal A que é perpendicular à barra e passa por um ponto situado a
O corpo rígido da figura abaixo é formado por três bolas e três barras de ligação, com M = 1,6 k g , L = 0,6 m e θ = 30 ° . As bolas podem ser tratadas como partículas e as barras têm massa desprezíve
Como estagiário de uma empresa de engenharia, você é solicitado a medir o momento de inércia de uma grande roda, para girar em torno de um eixo que passa pelo seu centro. Você mede o diâmetro da roda,
91 . Na F I G U R AP D 12.91 , uma bola de gude desce rolando um trilho que possui uma parte em loop com raio R . A bolinha possui massa m e raio r . Que altura mínima h deve ter o trilho a fim de que