Considere os três objetos, I ,   I I   e   I I I , mostrados na figura, na presença do campo eletrostático gerado pela carga pontual positiva. Todas as linhas orientadas (“com setinhas”) mostradas são linhas de campo elétrico. Qual a única afirmação verdadeira?

( a )   I é um condutor e V D = V E

( b ) I é um condutor V D ≠   V E

( c )   I I     é um condutor e V A = V B

( d ) I I é um condutor e V A > V B

( e )   I I I é um condutor e V C = 0

( f )   I I I é um condutor e V A = V B = V C = V D = V E

Passo 1

Vamos analisar os objetos um a um.

O objeto 1 não é um condutor, pois não pode existir linhas de campo no interior do objeto. Em um condutor nunca existiria aquela linha de campo de V D para V E dentro do objeto.

Passo 2

O objeto 2 é um condutor, as linhas de campo saem/entram fazendo 90 ° com sua superfície e não há nenhuma linha de campo dentro do objeto.

Agora para saber se V A > V B ou não. O material é um condutor, em um condutor o potencial em sua superfície é o mesmo sempre.

Isso é geral, não importa o condutor, sendo condutor o potencial deve ser sempre o mesmo em sua superfície, assim V A = V B

Assim, chegamos que a alternativa c é correta.

Mas, vamos ver porque as outras estão erradas.

Passo 3

Já o objeto 3 também não é condutor, pois há linhas de campo que não fazem ângulo de 90 ° .

Resposta

Alternativa c

Exercícios de Livros Relacionados

Considere uma carga pontual q = 1,0 μC, o ponto A a uma distância d 1 = 2,0m de q e o ponto B a uma distância d 2 = 1,0m de q. (a) Se A e B estão diametralmente opostos, como na figura da esquerda aba
A figura (a) mostra duas partículas carregadas. A partícula 1, de carga q 1 , é mantida fixa no lugar a uma distância d da origem. A partícula 2, de carga q 2 , pode ser deslocada ao longo do eixo x.
Na figura (a), uma partícula de carga +e está inicialmente no ponto z = 20 nm do eixo de um dipolo elétrico, do lado positivo do dipolo. (A origem do eixo zé o centro do dipolo.) A partícula é desloca
A figura (a) mostra três partículas no eixo x. A partícula 1 (com uma carga de +5,0 μC) e a partícula 2 (com uma carga de +3,0 μC) são mantidas fixas no lugar, separadas por uma distância d = 4,0 cm.
Um pósitron (carga + e , massa igual à do elétron) está se movendo com uma velocidade de 1 , 0 · 10 7m / s no sentido positivo do eixo x quando, em x = 0 , encontra um campo elétrico paralelo ao eixo