Na figura abaixo há quatro cargas puntiformes (de mesmo módulo e sinais contrários) no vértices de um quadrado. Considere V = 0 no infinito. Em qual(is) dos pontos médios (A, B ou C) o potencial é nulo?

  1. A e B;
  2. somente A;
  3. B e C;
  4. somente B;
  5. somente C.

Passo 1

Vamos considerar primeiro o ponto médio A . Os potenciais produzidos pelas cargas positivas + Q são iguais e se somam nesse ponto. O potenciais produzidos pelas cargas negativas – Q nesse ponto também são iguais e se somam. NO ENTANTO, a distâncias das cargas – Q até A é diferente da distância das cargas + Q até A. Por isso, o potencial nesse ponto não é nulo!!

Passo 2

As cargas nos vértices estão à mesma distância do ponto médio B. Além disso, para cada potencial produzido por uma carga no vértice existe outro potencial com sinal contrário produzido por outra carga em outro vértice. Assim, os potenciais se cancelam aos pares no ponto B.

Passo 3

No ponto C, a mesma coisa. Os potenciais positivos produzidos pelas cargas + Q em C são cancelados pelos potenciais negativos gerados por – Q , que estão à mesma distância de C que as cargas + Q .

Portanto, nos pontos B e C possuem potenciais nulos!!

Resposta

Letra c).

Exercícios de Livros Relacionados

Considere uma carga pontual q = 1,0 μC, o ponto A a uma distância d 1 = 2,0m de q e o ponto B a uma distância d 2 = 1,0m de q. (a) Se A e B estão diametralmente opostos, como na figura da esquerda aba
A figura (a) mostra duas partículas carregadas. A partícula 1, de carga q 1 , é mantida fixa no lugar a uma distância d da origem. A partícula 2, de carga q 2 , pode ser deslocada ao longo do eixo x.
Na figura (a), uma partícula de carga +e está inicialmente no ponto z = 20 nm do eixo de um dipolo elétrico, do lado positivo do dipolo. (A origem do eixo zé o centro do dipolo.) A partícula é desloca
A figura (a) mostra três partículas no eixo x. A partícula 1 (com uma carga de +5,0 μC) e a partícula 2 (com uma carga de +3,0 μC) são mantidas fixas no lugar, separadas por uma distância d = 4,0 cm.
Um pósitron (carga + e , massa igual à do elétron) está se movendo com uma velocidade de 1 , 0 · 10 7m / s no sentido positivo do eixo x quando, em x = 0 , encontra um campo elétrico paralelo ao eixo