Considere um sistema formado por duas pequenas esferas de massas m 1 e m 2   >   m 1 , ligadas por uma mola ideal. Inicialmente, a mola é comprimida e o sistema é lançado, liberando a mola, de uma certa altura acima do solo, com o centro de massa tendo velocidade v 0 na direção horizontal e as esferas tendo uma velocidade angular ω 0 , em relação à posição do centro de massa. Sobre o movimento que se segue é correto afirmar que:

(a) A posição do centro de massa do sistema descreverá uma trajetória parabólica, de um projétil.

(b) As esferas executarão um movimento circular uniforme em torno da posição do centro de massa, de velocidade angular ω 0 .

(c) Ambas as esferas vão descrever um movimento parabólico, de projétil.

(d) A esfera de massa m 1 vai realizar um movimento circular uniforme em torno da esfera de massa m 2 .

(e) No instante imediatamente anterior ao sistema atingir o solo, necessariamente a esfera de massa m 1 terá uma velocidade angular em torno da posição do centro de massa de ω   = V C M r   , onde r é a distância entre a esfera e a posição do CM.

Passo 1

Como não há nenhuma força externa atuando na direção horizontal, o centro de massa terá velocidade horizontal constante ( v 0 ) . Como a gravidade atua sobre o sistema, no eixo vertical haverá a aceleração da gravidade atuando, assim, o centro de massa descreverá uma trajetória parabólica.

Resposta

L e t r a   A

Exercícios de Livros Relacionados

A Fig. 9-35 mostra um sistema de três partículas de massas m 1 = 3,0k g , m 2 = 4,0k g e m 3 = 8,0k g . As escalas do gráfico são definidas por x s = 2,0m e y s = 2,0m . Quais são (a) a coordenada x e
Um pedaço uniforme de folha de metal é moldado conforme mostrado na Figura P8.34. Calcule as coordenadas x e y do centro de massa da folha.
Uma haste de 30,0c m de comprimento tem densidade linear (massa por comprimento) definida por λ=50,0+20,0x em que x é a distância a partir de uma extremidade, medida em metros, e λ expressa g r a m a
Duas partículas de 3,0k g têm velocidades v → 1 = 2,0 m s i ^ + 3,0 m s j ^ e v → 2 = 4,0 m s i ^ - 6,0 m s j ^ . Encontre a velocidade do centro de massa do sistema.
Quatro corpos estão situados ao longo do eixo y da seguinte forma: um de 2,00k g está a + 3,00m , um de 3,00k g está a + 2,50m , o terceiro, de 2,50k g , está na origem, e o quarto, de 4,00k g , está