8) Um carro com tração nas quatro todas realiza uma curva plana circular e, durante todo o movimento, mantém o módulo de sua velocidade constante e não derrapa em nenhum momento. Considere que o atrito é igual nas quatro rodas. Sobre a força de atrito realizada pelo solo sobre uma das rodas do carro, é correto afirmar que:

(a) a força resultante sobre o carro é nula, já que sua velocidade é constante.

(b) é uma força de atrito estático responsável por impedir que o carro derrape, isto é, por impedir que o carro deslize lateralmente, saindo do traçado da curva.

(c) é uma força de atrito cinético perpendicular à trajetória do veículo

(d) é uma força de atrito estático que se opõe ao movimento do veículo sem alterar a sua velocidade

(e) é uma força de atrito cinético, já que o carro está em movimento com relação ao solo.

Passo 1

Fala aí, galerinha!! Nesse problema a gente vai ter que avaliar cada uma daquelas afirmações sobre o atrito que o solo faz nas rodas de um carro com tração nas quatro rodas quando este está realizando uma curva plana sem deslizar.

Bom... pelo movimento que nos foi dado a gente pode concluir algumas coisas antes de avaliar as afirmações. A primeira é que se trata de um movimento circular uniforme. Neste caso, as forças que apontam para o centro da circunferência resultam na força centrípeta. Como só existe o atrito impedindo que o carro saia da curva, essa força de atrito tem alguma componente que aponta para o centro da curva e é a responsável pelo carro continuar esse movimento circular. Show de bola!A segunda coisa que a gente já pode concluir é que se não há deslizamento do carro, o atrito que existe é apenas estático (o atrito cinético só existe quando o corpo está deslizando, certo?).Então com essas informações em mente, vamos ver essas afirmações?? Partiiiiu!

Passo 2

  1. A primeira afirmação nos diz que:
  2. “a força resultante sobre o carro é nula, já que sua velocidade é constante.”Bom, de cara a gente vê que é uma furada essa frase. Se o sistema está em movimento circular uniforme, então a gente tem que ter uma força resultante que vai dar a força centrípeta... Ahh e não esqueça que apesar da velocidade do carro ser constante, ele tem aceleração sim! A aceleração centrípeta!

    Passo 3

  3. A segunda afirmação é:
  4. “é uma força de atrito estático responsável por impedir que o carro derrape, isto é, por impedir que o carro deslize lateralmente, saindo do traçado da curva.”

    Bom... Isso é bem o que a gente falou no primeiro passo né? Então essa é a nossa afirmação correta 😊 mas vamos ver se não existe outra correta, ok?

    Passo 4

  5. A terceira afirmação é:
  6. “é uma força de atrito cinético perpendicular à trajetória do veículo”Olha, como a gente viu, se não há deslizamento do carro, o atrito não é cinético, certo? Então essa afirmação é falsa!

    Passo 5

  7. A quarta afirmação é:
  8. “é uma força de atrito estático que se opõe ao movimento do veículo sem alterar a sua velocidade”

    Olha, como temos um rolamento das rodas do carro sem deslizar, uma componente desse atrito que está presente é o responsável por fazer o carro ir para frente. Então essa componente está na direção e sentido do movimento do carro. Essa afirmação é falsa também!

    Passo 6

  9. A última afirmação é

“é uma força de atrito cinético, já que o carro está em movimento com relação ao solo.”

Mais uma vez é uma afirmação falsa já que não há deslizamento do carro e, portanto, não há atrito cinético!Então a gente resolveu essa 😊 Vamos para a próxima?

Resposta

(b) é uma força de atrito estático responsável por impedir que o carro derrape, isto é, por impedir que o carro deslize lateralmente, saindo do traçado da curva.

Exercícios de Livros Relacionados

A Fig. 9-35 mostra um sistema de três partículas de massas m 1 = 3,0k g , m 2 = 4,0k g e m 3 = 8,0k g . As escalas do gráfico são definidas por x s = 2,0m e y s = 2,0m . Quais são (a) a coordenada x e
Um pedaço uniforme de folha de metal é moldado conforme mostrado na Figura P8.34. Calcule as coordenadas x e y do centro de massa da folha.
Uma haste de 30,0c m de comprimento tem densidade linear (massa por comprimento) definida por λ=50,0+20,0x em que x é a distância a partir de uma extremidade, medida em metros, e λ expressa g r a m a
Duas partículas de 3,0k g têm velocidades v → 1 = 2,0 m s i ^ + 3,0 m s j ^ e v → 2 = 4,0 m s i ^ - 6,0 m s j ^ . Encontre a velocidade do centro de massa do sistema.
Quatro corpos estão situados ao longo do eixo y da seguinte forma: um de 2,00k g está a + 3,00m , um de 3,00k g está a + 2,50m , o terceiro, de 2,50k g , está na origem, e o quarto, de 4,00k g , está