Determine todas as assíntotas das funções abaixo:

  1. g(x) = | x - 2 | x - 2

Passo 1

Fala pessoal, tudo tranquilo?? Seguinte, nós vamos estudar as assíntotas verticais e horizontais de funções, ou seja, retas no formato y = c (horizontais) ou x = c (verticais) de prolongamento infinito que apenas tendem a tocar a nossa função. Uma dica: consultem a resolução da letra “a” desse exercício caso não tenham conferido, lá discorremos mais profundamente sobre a resolução desse tipo de questão.

g(x) = | x - 2 | x - 2

Denominador:

x - 2

Temos apenas a solução x = 2 para zeramos o denominador.

Portanto, temos apenas a assíntota vertical x = 2.

Passo 2

Sobre as assíntotas verticais, podemos entender que elas são retas que se prolongam infinitamente aos valores mais e menos infinito de x. Logo, podemos estudar o limite de y tendendo a mais infinito e o limite de y tendendo a menos infinito para acharmos essas assíntotas.

Observemos de antemão que, se nos aproximamos do infinito, dentro do módulo temos um valor positivo; se nos aproximarmos de menos infinito, dentro do módulo será negativo.

lim x → ∞ ⁡ | x - 2 | x - 2   = lim x → ∞ ⁡ x - 2 x - 2     = 1

lim x → ∞ ⁡ | x - 2 | x - 2   = lim x → ∞ ⁡ - ( x - 2 ) x - 2     = - 1

Logo, temos as assíntotas y = 1   e   y =   - 1

E é isso povo :D

Resposta

c) Verticais:   x = 2 , Horizontais: y = 1   e   y =   - 1

Exercícios de Livros Relacionados

Estime a assíntota horizontal da função f x = 3 x 3 + 500 x 2 x 3 + 500 x 2 + 100 x + 2000 através do gráfico de f para - 10 ≤ x ≤ 10 . A seguir, determine a equação da assíntota calculando o limite.
Faça um gráfico de f x = s e n x x Quantas vezes o gráfico cruza a assíntota?
Encontre as assíntotas horizontais e verticaisy = (2 x^2 + x - 1)/(x^2 + x - 2)
Encontre as assíntotas verticais da função y = x x 2 - x - 2 Confirme sua resposta da parte a fazendo o gráfico da função.
Nos exercícios de 49 a 56, encontre as assíntotas horizontal e vertical e faça um esboço do gráfico da equação 5 6 )x 2 y + 4 x y - x 2 + x + 4 y - 6 = 0