Exercícios de Força Magnética sobre um Fio Condutor - Lista de Exercícios Resolvida
Questão 1
A figura abaixo mostra um fio que conduz uma corrente . Ele é formado por dois trechos retilíneos de comprimento , ambos tangentes à mesma circunferência de raio , e por um arco desta circunferência que subentende um ângulo central de , conforme a figura abaixo.
O fio está numa região onde existe um campo magnético uniforme, perpendicular ao plano da página e orientado para fora dela.
Calcule o vetor força magnética que age sobre cada segmento de fio retilíneo;
Calcule o vetor força magnética que age sobre a parte circular;
Calcule a força resultante que age sobre o fio;
Ver solução completaQuestão 2
Um fio retilíneo condutor de massa e comprimento é colocado sobre um plano inclinado sem atrito, formando um ângulo com a horizontal, como mostra a Figura abaixo. Existe um campo magnético uniforme ao longo de todos os pontos (produzido por um conjunto de eletroímãs não indicados na Figura). Para impedir que o fio escorregue para baixo do plano, uma fonte de tensão é aplicada nas extremidades do fio. Quando uma corrente com um valor preciso circula no fio, ele permanece em repouso. Determine o módulo e o sentido da corrente que circula para fazer o fio ficar em repouso.
Ver solução completaQuestão 3
Uma barra metálica delgada, com de comprimento e massa , repousa sobre dois suportes metálicos (mas não está conectada a eles), em um campo magnético uniforme de , como indica a Figura abaixo. Uma bateria com ddp e um resistor de em série estão conectados aos suportes.
- Qual voltagem máxima a bateria pode ter sem romper o circuito nos suportes?
- A voltagem da bateria possui o valor máximo calculado no item (a). Supondo que o resistor repentinamente sofre um curto-circuito parcial, diminuindo sua resistência para , ache a aceleração inicial da barra.
Questão 4
Uma barra de cobre de repousa em dois trilhos horizontais situados a de distância um do outro e é percorrida por uma corrente de . O coeficiente de atrito estático entre os trilhos é . Determine o módulo e o ângulo (em relação à vertical) do menor campo magnético que faz a barra se mover.
Ver solução completaQuestão 5
Um fio fino, transportando uma corrente , é dobrado na forma de um grampo composto por dois segmentos retilíneos de comprimento e um arco semicircular de raio .
O fio está numa região onde existe um campo magnético uniforme, perpendicular ao plano do fio e orientado para fora da página, conforme figura ao lado.
- Calcule o vetor força magnética que age sobre cada fio retilíneo;
- Calcule o vetor força magnética que age sobre a parte circular;
- Calcule a força resultante que age sobre o fio todo;
Questão 6
Uma barra metálica de peso , com comprimento e resistência , respousa horizontalmente sobre fios condutores do circuito indicado na Figura abaixo. A barra está em um campo magnético horizontal uniforme de e não está conectada aos fios do condutor. Qual a aceleração da barra logo após a chave ser fechada?
Ver solução completaQuestão 7
Balança magnética. O circuito da Figura abaixo é usado para produzir uma balança magnética para pesar objetos. A massa a ser medida está suspensa a partir do centro da barra, que se situa em um campo magnético uniforme de , orientado para dentro do plano da Figura. A voltagem da bateria pode ser ajustada de modo a variar a corrente no circuito. A barra condutora horizontal tem de comprimento e é feita de um material extremamente leve. Está conectada à bateria por fios verticais finos que não podem suportar nenhuma tensão considerável: todo o peso da massa suspensa é sustentado pela força magnética na barra. Um resistor de está ligado em série com a barra; a resistência do restante do circuito é muito menor que isso.
- Qual ponto, ou , deve ser o terminal positivo da bateria?
- Se a voltagem máxima do terminal da bateria é igual a , qual é a maior massa que esse instrumento pode medir?
Questão 8
O fio dobrado da figura abaixo está submetido a um campo magnético uniforme. Cada trecho retilíneo tem de comprimento e faz um ângulo de com o eixo .
O fio é percorrido por uma corrente de . Qual é a força que o campo magnético exerce sobre o fio em termos de vetores unitários, se o campo magnético é:
;
;
Ver solução completaQuestão 9
Na figura abaixo, um fio metálico de massa pode deslizar com atrito insignificante sobre dois trilhos paralelos horizontais separados por uma distância .
O conjunto está em uma região onde existe um campo magnético uniforme de módulo .
No instante um gerador é ligado aos trilhos e produz uma corrente constante no fio e nos trilhos (mesmo quando o fio está se movendo). No instante , determine:
a velocidade escalar do fio;
o sentido do movimento do fio (para a esquerda ou para a direita).
Ver solução completaQuestão 10
Calcule a força magnética resultante sobre o pedaço de fio, através do qual passa uma corrente elétrica estacionária de intensidade , composto por dois segmentos retilíneos, de comprimento , muito grande, e uma semicircunferência de círculo, de raio , na presença de um campo magnético constante (estacionário e uniforme) , .
Questão 11
Calcule a força magnética resultante sobre o pedaço de fio, através do qual passa uma corrente elétrica estacionária de intensidade , composto por dois segmentos retilíneos, de comprimento , muito grande, e uma semicircunferência de círculo, de raio , na presença de um campo magnético constante (estacionário e uniforme) , .
Questão 12
A espira da figura, formada por dois arcos circulares de raio e dois lados retilíneos de comprimento , é percorrida por uma corrente . Um fio retilíneo muito longo transportando uma corrente passa pelo centro de curvatura dos arcos circulares (o fio não está em contato com a espira).
O módulo do campo magnético produzido pelo fio é , onde é a distância ao fio.
- Calcule o vetor força resultante exercida sobre cada um dos lados da espira pelo fio.
- Calcule o vetor torque resultante em relação à origem exercido sobre a espira pelo fio.
Questão 13
A figura mostra um anel circular, muito fino, de raio , submetido a um campo magnético (estacionário) divergente e com simetria radial. O campo magnético em todos os pontos do anel tem o mesmo módulo , é perpendicular ao anel e faz um ângulo com a normal ao plano do anel. Qual é a força magnética que o campo exerce sobre a espira se, nessa, passa uma corrente de intensidade ?
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
Ver solução completaQuestão 14
. Um fio condutor fino, retilíneo e infinito é posicionado sobre o eixo de um sistema de coordenadas. Um segundo fio condutor fino, retilíneo e finito, de comprimento , é posicionado sobre o eixo com sua extremidade mais próxima a uma distância do primeiro fio, como mostrado na figura abaixo. Os fios transportam correntes estacionárias de intensidades e nos sentidos indicados. Quais são o módulo e o sentido da força magnética resultante que o primeiro fio exerce sobre o segundo?
Dados:
Escolha uma opção:
positivo
negativo
negativo
negativo
positivo
positivo
negativo
positivo
Ver solução completaQuestão 16
1. Fios paralelos percorridos por correntes no mesmo sentido atraem-se mutuamente.
Escolha uma opção:
( ) Verdadeiro
( ) Falso
Ver solução completaQuestão 17
Um fio condutor fino e infinito transporta uma corrente estacionária de intensidade da esquerda para a direita, como mostrado na figura abaixo. Uma barra condutora fina desloca-se para baixo com velocidade constante de forma que seu eixo permanece paralelo ao eixo do fio, como indicado. Considere os pontos , e da barra mostrados na figura e sejam , e os potenciais elétricos nestes pontos após estabelecido o equilíbrio de cargas, respectivamente. Nessa situação, podemos afirmar que:
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
(f)
(g)
Ver solução completaQuestão 18
. A figura abaixo mostra quatro fios finos e condutores, e , que transportam correntes estacionárias de mesma intensidade do ponto ao ponto . Eles estão completamente imersos em um mesmo campo magnético constante que aponta para cima,
como indicado pelas setas. Dessa forma, podemos afirmar que a força magnética exercida pelo campo tem o maior módulo sobre o fio:
Não há dados suficientes para afirmar.
Ver solução completaQuestão 19
Uma espira semicircular de raio está posicionada entre duas regiões de campo magnético constante (nas Figuras 1 e 2, a região cinza-claro) e (nas Figuras 1 e 2, a região cinza-escuro). A espira é percorrida por uma correnteno sentido indicado nas Figuras 1 e 2. Observe que, na Figura 1, as metades da espira se encontram em regiões distintas. Calcule o vetor força magnética resultante na espira devido aos campos magnéticos de cada região, quando a espira se encontra:
- Posicionada como mostra a figura ;
- Posicionada como mostra a figura , onde o ângulo é .
Questão 20
3 - Os dois casos distintos representados na figura mostram duas espiras circulares, posicionadas paralelamente uma à outra, percorridas por correntes de mesma intensidade. Os sentidos das correntes estão indicados na figura. Podemos afirmar que as forças magnéticas sobre as espiras nos casos 1 e 2 são:
- caso 1: atrativas, caso 2: repulsivas
- caso 1: repulsivas, caso 2: atrativas
- caso 1: repulsivas, caso 2: repulsivas
- caso 1: atrativas, caso 2: atrativas
- caso 1: atrativas, caso 2: nulas
Questão 21
Dois fios paralelos e idênticos, transportam correntes e , no mesmo sentido, respectivamente. Considerando que , qual das seguintes afirmações representa a relação entre as forças magnéticas e que os respectivos fios e experimentam?
Questão 22
Parte 1: Um fio isolante infinito, alinhado com o eixo , está carregado com a densidade de carga positiva . Uma carga pontual, com valor , é colocada no ponto , sendo .
a) Calcule o campo elétrico nos pontos , sendo .
b) Encontre o valor de no qual o campo elétrico é nulo.
Parte 2: Três cargas pontuais idênticas estão situadas nos vértices de um triângulo equilátero de lado .
c) Calcule a energia eletrostática do sistema.
d) Calcule a que distância das cargas está o ponto no qual o campo elétrico é nulo.
Ver solução completaQuestão 23
Considere uma espira retangular pela qual passa uma corrente elétrica estacionária de intensidade . O sistema de eixos foi escolhido de modo que a espira se encontra no plano e o sentido da corrente na espira está indicado na figura.
Sabe-se que o campo magnético na região onde a espira se encontra é dado por , tal que o gráfico de contra está mostrado a seguir:
Com respeito a força magnética resultante sobre a espira, é correto afirmar que:
- Ela aponta no sentido de
- Ela aponta no sentido de
- Ela aponta no sentido de
- Ela aponta no sentido de
- Ela aponta no sentido de
- Ela aponta no sentido de
- Ela é nula
Questão 24
Quatro longos fios de cobre são paralelos entre si e estão dispostos em um quadrado de lado . Eles conduzem correntes iguais para fora da página, conforme mostrado na figura.
- Indique a direção e sentido da força em qualquer um dos fios. Desenhos são encorajados.
Questão 25
Quatro longos fios de cobre são paralelos entre si e estão dispostos em um quadrado de lado . Eles conduzem correntes iguais para fora da página, conforme mostrado na figura.
b) encontre a expressão literal para o módulo da força por metro sobre qualquer um dos fios. Substitua os valores para , e indique o valor da força.
Ver solução completaQuestão 26
Uma espira quadrada de lado , contida no plano , é percorrida por uma corrente no sentido horário, conforme a figura. Na região onde se encontra a espira existe um campo magnético
onde é uma constante.
(a) Calcule a força magnética sobre os lados e da espira.
(b) Calcule a força magnética sobre os lados e da espira.
(c) Calcule a força resultante sobre a espira.
Ver solução completaQuestão 27
A figura a seguir mostra uma bateria com . Esta bateria imprime uma corrente através de um fio () de que apresenta uma resistência de . Considerando o campo magnético uniforme entre os polos do ímã e igual a , determine o módulo e a direção da força magnética que esse campo exerce sobre o trecho do fio.
(a) para baixo da página.
(b) para cima da página.
(c) para baixo da página.
(d) para cima da página.
(e) para a esquerda.
Ver solução completaQuestão 28
Na figura abaixo o campo magnético é uniforme e perpendicular ao plano da figura, apontando para fora (direção positiva do eixo ). A espira é formada por um quarto de círculo de raio (arco ) e por dois segmentos retilíneos e de comprimento , conforme-te a figura. Pela espira circula uma corrente no sentido anti-horário.
Calcule a força magnética em cada um dos três trechos , e da espira.
Ver solução completaQuestão 29
Uma espira é formada por dois segmentos de reta de comprimento e um trecho semicircular de raio , conforme ilustrado na figura. A espira está sujeita a um campo magnético uniforme dado por e a corrente percorre a espira no sentido indicado na figura.
(a) Calcule o vetor força magnética sobre os segmentos retilíneos horizontal e vertical.
(b) Calcule o vetor força magnética sobre o trecho circular.
Ver solução completaQuestão 30
Um fio condutor, curvado na forma de um semicírculo de raio , forma um circuito fechado e é percorrido por uma corrente . O circuito está no plano e um campo magnético uniforme está aplicado paralelamente ao eixo , com é visto na figura.
Determine a força magnética total (vetor) sobre a parte retilínea do condutor.
Determine a força magnética total (vetor) sobre a parte curva do condutor.
Ver solução completaQuestão 31
A figura abaixo mostra um fio que conduz uma corrente . Ele é formado por dois trechos retilíneos de comprimento , ambos tangentes à mesma circunferência de raio , e por um arco desta circunferência que subentende um ângulo central de , conforme a figura abaixo.
O fio está numa região onde existe um campo magnético uniforme, perpendicular ao plano da página e orientado para fora dela.
Calcule o vetor força magnética que age sobre cada segmento de fio retilíneo;
Calcule o vetor força magnética que age sobre a parte circular;
Calcule a força resultante que age sobre o fio;
Ver solução completaQuestão 32
(Capítulo 28.9 – Exercício 49) A Fig. 28-44 mostra uma bobina retangular de cobre, de 20 espiras, com de altura e de largura. A bobina conduz uma corrente de e dispõe de uma dobradiça em um dos lados verticais. Está montada no plano xy, fazendo um ângulo com a direção de um campo magnético uniforme de módulo . Em termos dos vetores unitários, qual é o torque em relação à dobradiça que o campo exerce sobre a bobina?
Ver solução completaQuestão 33
(Capítulo 28 – Problemas Adicionais – Exercício 67) Um relógio de parede estacionário tem um mostrador circular com de raio. Seis espiras de fio são enroladas no mostrador; o fio conduz uma corrente de no sentido horário. No local onde o relógio se encontra existe um campo magnético uniforme de (que não impede o relógio de mostrar corretamente a hora).
Exatamente às 13 h, o ponteiro das horas do relógio aponta na direção do campo magnético. (a) Após quantos minutos o ponteiro de minutos do relógio aponta na direção do torque exercido pelo campo magnético sobre a bobina? (b) Determine o módulo do torque.
Ver solução completaQuestão 34
Temos um circuito condutor na forma de triângulo equilátero de lado , ao longo do qual flui uma corrente elétrica estacionária de intensidade e sentido como representado na figura abaixo. Tal circuito está sujeito a um campo magnético constante (estacionário e uniforme) , com sentido indicado na figura. Marque a opção que melhor corresponde à força magnética resultante sobre o circuito.
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaQuestão 35
Um fio condutor, retilíneo, muito longo transporta uma corrente estacionária de intensidade no sentido indicado na figura.
Uma espira retangular, coplanar com o fio, de lados (horizontal) e (vertical) se encontra, em repouso, a uma distância à direita do fio. Através desta espira circula uma corrente no sentido horário. Qual a direção e o sentido da força magnética resultante sobre a espira?
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
(f)
Ver solução completaQuestão 36
A borda direita do circuito da figura estende-se para dentro de uma região com um campo magnético uniforme de .
A intensidade e a orientação da força resultante sobre o circuito respectivamente são iguais a:
, saindo da página.
, dirigida para a direita.
, dirigida para a direita.
, dirigida para a direita.
, saindo da página.
Ver solução completaQuestão 37
(Capítulo 28.8 – Exercício 45) Um fio de 50,0 cm de comprimento é percorrido por uma corrente de 0,500 A no sentido positivo do eixo x na presença de um campo magnético . Em termos dos vetores unitários, qual é a força que o campo magnético exerce obre o fio?
Ver solução completaQuestão 38
(Capítulo 28.8 – Exercício 47) Uma barra de cobre de 1,0 kg repousa em dois trilhos horizontais situados a 1,0 m de distância um do outro e é percorrida por uma corrente de 50 A. O coeficiente de atrito estático entre a barra e trilhos é 0,60. Determine (a) o módulo e (b) o ângulo (em relação à vertical) do menor campo magnético que faz a barra se mover.
Ver solução completaQuestão 39
Considere uma espira quadrada de lado percorrida por uma corrente . A espira se encontra no plano , conforme a figura.
Calcule as forças resultantes e exercidas pelo campo externo sobre cada um dos lados do quadrado.
Ver solução completaQuestão 40
Um fio fino, transportando uma corrente , é dobrado na forma de um grampo composto por dois segmentos retilíneos de comprimento e um arco semicircular de raio .
O fio está numa região onde existe um campo magnético uniforme, perpendicular ao plano do fio e orientado para fora da página, conforme figura ao lado.
- Calcule o vetor força magnética que age sobre cada fio retilíneo;
- Calcule o vetor força magnética que age sobre a parte circular;
- Calcule a força resultante que age sobre o fio todo;
Questão 41
Uma corrente flui no sentido anti-horário pelo contorno desta página e um campo magnético uniforme está dirigido da esquerda para a direita, paralelamente ao plano da página.
Se a força magnética é a única que age na região, a página girará de modo que a margem direita:
move-se em sua direção;
move-se para a sua direita;
move-se para a sua esquerda;
move-se afastando-se de você;
não se move;
Ver solução completaQuestão 42
Uma barra de comprimento e resistência desliza, sem atrito, sobre um trilho inclinado por um ângulo de . O conjunto está em um campo magnético , com linhas de campo verticais direcionadas para baixo. A barra é solta a partir do repouso de uma certa altura no trilho e começa a deslizar devido ao seu peso . Qual é o valor da velocidade terminal?
Ver solução completaQuestão 43
Uma espira condutora quadrada de lado é posicionada sobre o plano de um sistema de coordenadas como mostrado na figura abaixo. Seus lados são paralelos aos eixos e um de seus vértices está sobre a origem. Ela transporta uma corrente estacionária de intensidade e sentido anti-horário e está imersa em uma região de campo magnético estacionário, mas não-uniforme dado por, onde é uma constante positiva. Sobre essa situação, é CORRETO afirmar que a força magnética resultante sobre a espira:
(a) Aponta no sentido
(b) Aponta no sentido
(c) Aponta no sentido
(d) Aponta no sentido
(e) Aponta no sentido
(f) Aponta no sentido
(g) É nula.
Ver solução completaQuestão 44
Uma fita metálica de largura conduz uma corrente . Portanto, a densidade superficial de corrente é
- Se tivermos uma partícula de carga , positiva, com velocidade se movendo em uma direção ortogonal ao plano da fita, se aproximando da fita e muito próxima a ela, qual será o módulo da força magnética que age sobre a partícula?
- Descreva o sentido da força do item (b)
Questão 45
A figura abaixo mostra três fios que conduzem correntes da mesma intensidade do ponto ao . O fio é formado por dois segmentos de reta inclinados de mesmo comprimento, o fio é um único segmento de reta horizontal de comprimento e o fio é um semicírculo de diâmetro . O segmento de reta tracejado na figura tem comprimento . Os fios estão numa região de campo magnético constante perpendicular ao plano da página, com sentido para dentro. Sejam , e as intensidades das forças magnéticas que o campo exerce sobre os fios , e respectivamente. Nessas condições, podemos afirmar que:
Questão 46
A figura ilustra uma bobina com espiras circulares enroladas em uma solenóide de comprimento e raio . A corrente elétrica que circula na bobina produz um campo magnético de magnitude igual a próximo ao centro da bobina. A intensidade da corrente é (use ):
(A)
(B)
(C)
(D)
(E)
Ver solução completaQuestão 47
Uma espira retangular de lados e é colocada em duas regiões: a superior com campo magnético e a inferior com como mostra a figura ao lado. A espira é percorrida por uma corrente de intensidade no sentido apresentado na figura.
a) Qual deve ser a massa da espira (preste atenção no sentido da gravidade na figura) para que ela fique suspensa no ar?
b) Qual deve ser o novo valor da massa para que a espira permaneça em equilíbrio quando mudamos sua orientação para a mostrada na figura inferior?
Ver solução completa