(Capítulo 9.1 – Exercício 37) A fita em um videocassete VHS padrão tem um comprimento total de 246 m , o suficiente para operar durante 2,0 h . Quando no início, o carretel cheio tem um raio externo de 45 m m e um raio interno de 12 m m . Em algum momento da operação, os dois carretéis têm a mesma rapidez angular. Calcule esta rapidez angular em radianos por segundo e em revoluções por minutos. Dica: Entre os dois carretéis, a fita corre com rapidez constante.

Passo 1

Oii gente, a fita VHS não é algo que a gente ta tããão habituado a ver, mas vamos aplicar a física nela ok? Hahahaha

Aqui o que a gente tem que perceber é o seguinte: como v = ω r , as duas fitas vão ter a mesma velocidade angular e tangencial quando os raios forem iguais!

A segunda coisa que temos que perceber é que nas duas situações a quantidade de fita é a mesma, já que ela desenrolou de um lado e foi pro outro. Então as áreas das fitas também têm que ser iguais.

Passo 2

Passo 3

Então vamos lá! A velocidade angular é:

ω f = v R f

Essa velocidade pode ser calculada em função do comprimento da fita e do tempo que demorou pra ela rodar, ou seja:

v = L t

Daí,

ω f = L t R F

Passo 4

Agora vamos olhar para aquela brincadeira das áreas:

A área de fita no começo é igual a π ( R 2 - r 2 ) , e no final ela vai ser 2 × π ( R f 2 - r 2 ) . Esse fator 2 aparece porque são dois carretéis.

π R 2 - r 2 = 2 × π ( R f 2 - r 2 )

R 2 - r 2 = 2 R f 2 - 2 r 2

R f 2 = R 2 + r 2 2

R f = R 2 + r 2 2

Juntando com a outra equação:

ω f = L t R 2 + r 2 2 → ω f = L t 2 R 2 + r 2

Passo 5

Agora é só substituir os valores numéricos, sem esquecer de ajeitar as unidades, como hora para segundo e milímetro para metro.

ω f = 246 m 2 × 3600 s 2 0.045 2 + 0.012 2

ω f = 1.04 r a d s

Ou, em revoluções por minuto:

ω f = 1.04 r a d s × 1   r e v 2 π   r a d × 60 s m i n = 9.9 r e v m i n  

Ihhh arrasamos!

Resposta

ω f = 1.04 r a d s = 9.9 r e v m i n  

Exercícios de Livros Relacionados

Uma partícula P se move com velocidade escalar constante sobre uma circunferência de raio r=3,00m (Fig. 4 56) e completa uma revolução a cada 20,0s . A partícula passa pelo ponto O no instante t= 0 .
Um astronauta é posto em rotação em uma centrífuga horizontal com um raio de 5,0m . (a) Qual é a velocidade escalar do astronauta se a aceleração centrípeta tem um módulo de 7,0g ? (b) Quantas revoluç
Um carrossel de um parque de diversões gira em torno de um eixo vertical com velocidade angular constante. Um homem em pé na borda do carrossel tem uma velocidade escalar constante de 3,66m / s e uma
Uma bolsa a 2,00m do centro e uma carteira a 3,00m do centro descrevem um movimento circular uniforme no piso de um carrossel. Os dois objetos estão na mesma linha radial. Em um certo instante, a acel
75. Nos Problemas de 74 a 76 são fornecidas algumas equações que devem ser usadas para resolver um problema. Para cada um deles, você deve a. Escrever um problema realista para o qual estas equações s