O vetor aceleração em um movimento circular uniforme:

  1. É variável em módulo e varia de direção
  2. É nulo pois o movimento é uniforme, com velocidade constante
  3. É constante em módulo e varia em direção
  4. Nenhuma das alternativas é correta ou duas ou mais alternativas são corretas
  5. É variável em módulo e não varia de direção
  6. É constante em módulo e não varia de direção

Passo 1

Fala galera, tudo bem? Aqui queremos saber mais sobre o vetor aceleração em um movimento circular uniforme!

Bom, esse movimento é caracterizado por ter uma trajetória circular, com MÓDULO da velocidade constante. Isso quer dizer o que?

Quer dizer que a partícula que descreve um MCU percorre distâncias iguais em tempos iguais. Sendo assim a aceleração tangencial, aquela que é na direção do movimento, é nula!

Passo 2

Mas e quanto à direção do movimento?

A direção é dada pela reta tangente à trajetória no instante analisado. Se a reta não muda, então temos que o movimento é retilíneo. Mas aqui o nosso movimento é curvo! A direção do movimento muda a cada instante! Saca só esse desenho:

Em cada bolinha laranja está desenhado o vetor velocidade tangente. Note que ele é diferente em cada ponto da trajetória (nesse caso em sentido horário). Sendo assim, o vetor velocidade não muda em módulo, mas muda em direção e sentido, portanto temos aceleração.

Legal né?

Por mais que o módulo da velocidade seja constante, temos aceleração, pois a velocidade muda em direção e sentido. Lembra disso, se a velocidade muda, tem aceleração!

Essa aceleração é chamada de aceleração centrípeta, e ela aponta radialmente para dentro da trajetória curva. Ela é sempre perpendicular ao vetor velocidade! E ela só muda a direção da bolinha, mas seu módulo não.

Como a aceleração centrípeta é sempre aponta para o centro do círculo, isso significa que ela também muda de direção (e sentido). Mas ela não muda de módulo, pois esse movimento é uniforme.

Portanto a resposta correta é a alternativa (c): É constante em módulo e varia em direção.

Beleza? Espero ter te ajudado!

Resposta

( c )

Exercícios de Livros Relacionados

Uma partícula P se move com velocidade escalar constante sobre uma circunferência de raio r=3,00m (Fig. 4 56) e completa uma revolução a cada 20,0s . A partícula passa pelo ponto O no instante t= 0 .
Um astronauta é posto em rotação em uma centrífuga horizontal com um raio de 5,0m . (a) Qual é a velocidade escalar do astronauta se a aceleração centrípeta tem um módulo de 7,0g ? (b) Quantas revoluç
Um carrossel de um parque de diversões gira em torno de um eixo vertical com velocidade angular constante. Um homem em pé na borda do carrossel tem uma velocidade escalar constante de 3,66m / s e uma
Uma bolsa a 2,00m do centro e uma carteira a 3,00m do centro descrevem um movimento circular uniforme no piso de um carrossel. Os dois objetos estão na mesma linha radial. Em um certo instante, a acel
75. Nos Problemas de 74 a 76 são fornecidas algumas equações que devem ser usadas para resolver um problema. Para cada um deles, você deve a. Escrever um problema realista para o qual estas equações s