Considere uma roda fixa que consiste de um disco cilíndrico uniforme de raio R e massa M 1 e um segundo disco cilíndrico uniforme de raio R / 2 e massa M 2 que está encaixado concentricamente ao primeiro disco. A roda gira livre de atrito em torno do eixo central. Uma corda é enrolada em torno do disco menor. A ponta livre é atada a um bloco de massa M b de tal forma que os dois discos girem enquanto o bloco desce. A aceleração da gravidade tem magnitude g . O bloco é solto do repouso. Qual o tempo para o bloco cair de uma distância d ? Dê sua resposta em função das variáveis do problema.

Passo 1

Faaaaala gente bonita do Responde Aí, tudo certinho com vocês?

Nessa questão temos um problema bem interessante sobre rodas, fios e bloquinhos (a cara da mecânica né? Haha). Pois então, basicamente temos duas rodas concêntricas (seus centros estão alinhados) e que estão fixas uma na outra (rodam juntas).

Daí, é amarrado um fio em torno da roda menor e é preso um bloco de massa M b na outra ponta do fio. Naturalmente, a querida gravidade vai fazer o bloquinho descer, e as rodas começarem a girar, certo?

A pergunta do problema é quanto tempo o bloquinho demora pra cair uma distância d .

Sacaram?!

Nesses problemas o ponto crucial é conseguir determinar a aceleração do sistema. Depois de encontrar a aceleração é só usar a equação horária do MRUV (movimento com aceleração constante) e determinar o tempo pedido. Mas, como determinamos a aceleração?

Então galera, a ideia principal é usarmos a equação que persegue esses problemas de dinâmica envolvendo rodas, discos, pneus, e tudo aquilo que gira haha.

τ = I ⋅ α

onde τ é o torque atuante nas rodas, I o seu momento de inércia, e α a aceleração angular.

Daí, a partir da aceleração angular podemos usar que:

α = a R d i s c o

Massa! Agora que já sabemos disso, vamos lá! Mãos à obra 😊

Passo 2

Bom, pra começar, vamos analisar a equação:

τ = I ⋅ α

O torque envolvido, como podemos ver na figura abaixo, é justamente o associado à força peso atuante no bloquinho.

Assim, temos:

τ = M b g ⋅ L

Massa! Olhando agora para o lado direito da equação, precisamos determinar o momento de inércia associado. Lembra quanto vale o momento de inércia de um disco de massa m e raio r ?

Vale:

I = m r 2 2

Aqui, temos dois discos que giram juntos com aceleração angular α , logo:

I = I 1 + I 2

Onde I 1 e I 2 são os momentos de inércia dos dois discos. Logo:

I = M 1 R 2 2 + M 2 R 2 2 2

∴ I = R 2 2 M 1 + M 2 4

Daí, substituindo na nossa equação vamos encontrar:

M b g ⋅ L = R 2 2 M 1 + M 2 4 ⋅ α

Portanto:

α = 2 M b g L R 2 M 1 + M 2 4  

Excelente!

Passo 3

Agora que já calculamos a aceleração angular, podemos usar que:

α = a r

E calcular a aceleração linear. Pelo vínculo geométrico do fio, que é inextensível, a aceleração linear de um ponto do disco menor, é igual à aceleração linear do fio, que é igual à aceleração linear do bloquinho. Logo:

a b = α R 2

Ou seja:

a b = 2 M b g L R 2 M 1 + M 2 4 R 2  

∴ a b =   4 M b g L R M 1 + M 2 4

Agora que já temos a aceleração, podemos substituir na equação horário do MRUV, a famosa equação do sorvetão haha!

S = S 0 + V 0 t + a t 2 2

Temos para o nosso problema que:

S - S 0 = d V 0 = 0

pois o bloco saiu do repouso.

Então:

Δ t = 2 d a b

Substituindo a b , temos:

Δ t = 2 d R M 1 + M 2 4 4 M b g L

⇒ Δ t =   d R M 1 + M 2 4 2 M b g L

Prontinho!!!

Curtiram a solução? Responde Aí!

Resposta

d R M 1 + M 2 4 2 M b g L

Exercícios de Livros Relacionados

Uma partícula P se move com velocidade escalar constante sobre uma circunferência de raio r=3,00m (Fig. 4 56) e completa uma revolução a cada 20,0s . A partícula passa pelo ponto O no instante t= 0 .
Um astronauta é posto em rotação em uma centrífuga horizontal com um raio de 5,0m . (a) Qual é a velocidade escalar do astronauta se a aceleração centrípeta tem um módulo de 7,0g ? (b) Quantas revoluç
Um carrossel de um parque de diversões gira em torno de um eixo vertical com velocidade angular constante. Um homem em pé na borda do carrossel tem uma velocidade escalar constante de 3,66m / s e uma
Uma bolsa a 2,00m do centro e uma carteira a 3,00m do centro descrevem um movimento circular uniforme no piso de um carrossel. Os dois objetos estão na mesma linha radial. Em um certo instante, a acel
75. Nos Problemas de 74 a 76 são fornecidas algumas equações que devem ser usadas para resolver um problema. Para cada um deles, você deve a. Escrever um problema realista para o qual estas equações s