Uma partícula de massa 2   k g executa um MCU no sentido anti-horário com raio 2   m e período 4   s . O centro da sua trajetória coincide com a origem do sistema de coordenadas.

No instante t = 0 , o vetor posição da partícula em metros é r → = 2 i ^ . No instante t = 3   s , a força centrípeta (em newtons) agindo na partícula é:

(a) - ( π 2 / 2 ) i ^

(b) π 2 j ^

(c) ( π 2 / 2 ) i ^

(d) - ( π 2 / 2 ) j ^

(e) π 2 i ^

(f) ( π 2 / 2 ) j ^

(g) - π 2 j ^

(h) - π 2 i ^

Passo 1

Opa! Vamos ver o que a gente tem nesse caso:

O raio R vale 2   m . Já coloquei a nossa partícula ali na posição inicial, que o exercício dá pra gente, r → = 2   î   .

Bom, isso é um movimento circular uniforme, isso quer dizer que distâncias iguais são percorridas em intervalos de tempo iguais.

Aí olha só... Vamos dividir essa circunferência em 4:

A partícula percorre cada 1 / 4   da circunferência em 1   s , pois o período, que é o tempo necessário para ela voltar a posição inicial é 4   s . Show?

Então, no instante t = 3   s , vamos ter:

Com isso a gente já sabe a direção e o sentido da força centrípeta, que aponta sempre para o centro da trajetória curvilínea. Logo, já sabemos que é alguma coisa assim:

F → c = F c j ^

Agora, vamos descobrir quanto vale o móduo da força centrípeta.

Passo 2

O módulo da força centrípeta é dado por:

F c = m v 2 R

A massa da partícula e o raio da trajetória nós temos. Só falta a velocidade.

Como que a gente acha isso?

Bom, a velocidade nada mais é do que o quanto a partícula andou em um intervalo de tempo, certo? Então, o período é o tempo necessário para ela completar 1 volta completa, certo? E uma volta equivale a andar um comprimento igual à C = 2 π R . Então:

v = ∆ S ∆ t

Para 1 volta:

v = 2 π R T

  Substituindo os valores:

v = π   m / s

Essa é a velocidade da partícula, então substituindo na equação da força centrípeta, temos:

F c = m v 2 R

F c = m π 2 R

Substituindo os valores:

F c = π 2   N

Logo, a força centrípeta no instante t = 3   s é:

F → c = π 2   j ^

Essa é a letra B!!

Show of ball?

Resposta

Alternativa B.

Exercícios de Livros Relacionados

Uma partícula P se move com velocidade escalar constante sobre uma circunferência de raio r=3,00m (Fig. 4 56) e completa uma revolução a cada 20,0s . A partícula passa pelo ponto O no instante t= 0 .
Um astronauta é posto em rotação em uma centrífuga horizontal com um raio de 5,0m . (a) Qual é a velocidade escalar do astronauta se a aceleração centrípeta tem um módulo de 7,0g ? (b) Quantas revoluç
Um carrossel de um parque de diversões gira em torno de um eixo vertical com velocidade angular constante. Um homem em pé na borda do carrossel tem uma velocidade escalar constante de 3,66m / s e uma
Uma bolsa a 2,00m do centro e uma carteira a 3,00m do centro descrevem um movimento circular uniforme no piso de um carrossel. Os dois objetos estão na mesma linha radial. Em um certo instante, a acel
75. Nos Problemas de 74 a 76 são fornecidas algumas equações que devem ser usadas para resolver um problema. Para cada um deles, você deve a. Escrever um problema realista para o qual estas equações s