Responde Aí

Exercícios Resolvidos de Força Magnética sobre um Fio Condutor

Ver Teoria

Enunciado

Um fio condutor fino e infinito transporta uma corrente estacionária de intensidade I da esquerda para a direita, como mostrado na figura abaixo. Uma barra condutora fina desloca-se para baixo com velocidade constante v → de forma que seu eixo permanece paralelo ao eixo do fio, como indicado. Considere os pontos A , B e C   da barra mostrados na figura e sejam V A , V B e V C os potenciais elétricos nestes pontos após estabelecido o equilíbrio de cargas, respectivamente. Nessa situação, podemos afirmar que:

(a) V C > V B > V A

(b) V A > V B > V C

(c) V B > V A > V C

(d) V B > V C > V A

(e) V A = V C > V B

(f) V B > V A = V C

(g) V A = V B = V C

Passo 1

Primeiramente, como a corrente aponta para a direita, pela regra da mão direita o campo magnético B → estará para dentro da página na região da barra certo?

A força magnética será o resultado da regra da mão direita de v → com B → . Como a barra está se movendo pra baixo, v → está para baixo taokey? Então a força magnética vai apontar pra direita.

Passo 2

Beleza, como sabemos que a força magnética aponta pra direita, isso quer dizer que no lado direito da barra vamos ter um maior acúmulo de cargas positivas, enquanto do lado esquerdo vamos ter mais cargas negativas.

Como o lado direito é mais positivo que o esquerdo, a gente vai ter um campo elétrico apontando da direita pra esquerda.

Masss lembra que o campo elétrico aponta na direção que o potencial diminui??

Isso quer dizer que na direita temos o maior potencial enquanto na esquerda temos o menor, então a alternativa correta é a letra A :D

Resposta

(a) V C > V B > V A

Exercícios de Livros Relacionados

Um condutor longo, rígido, retilíneo, situado sobre o eixo x, é percor
Um fio de 1,80 m de comprimento é percorrido por uma corrente de 13,0
Na Fig. 28-43, um fio metálico de massa m = 24,1 m g pode deslizar com
uma linha de transmissão horizontal é percorrida por uma corrente de 5