Exercícios Resolvidos de Força Magnética sobre um Fio Condutor

Ver Teoria

Enunciado

Quatro longos fios de cobre são paralelos entre si e estão dispostos em um quadrado de lado a . Eles conduzem correntes iguais I para fora da página, conforme mostrado na figura.

  1. Indique a direção e sentido da força em qualquer um dos fios. Desenhos são encorajados.

Passo 1

Oi, tudo bem?

Essa questão parece complicada, mas vou ajudar você aqui! Vamos lá?

Quando temos fios conduzindo corrente, cada um deles vai fazer uma força sobre o outro. E o sentido dessa força, seja de atração ou de repulsão, entre eles vai ser dado pelo sentido da corrente que eles conduzem!

Temos duas opções:

  1. Se as correntes tiverem o mesmo sentido: a força entre eles será de atração
  2. Se as correntes tiverem sentidos opostos: a força entre eles será de repulsão

Anota aí!

Então, vamos analisar o sentido da corrente e, escolhendo um dos fios, vamos ver o vetor força entre cada par. O vetor força resultante vai ser a soma dos outros vetores força. Beleza?

Passo 2

Como todos os fios conduzem corrente na mesma direção, as forças entre eles serão de atração. E a linha de atuação da força é ao longo da linha de separação entre os fios.

O problema pede para calcular a força em qualquer ponto do desenho, vou escolher o fio superior direito, mas poderia ser qualquer um deles.

A força é de atração, então a partir do fio escolhido, o vetor força é em direção a cada um dos outros 3 fios.

Cada vetor força está representado com cores diferentes, olha só:

Tudo bem até aqui?

Nossa missão agora é encontrar o vetor força resultante!

Passo 3

É como se tivéssemos três vetores quaisquer e quiséssemos fazer a soma!

A soma dos vetores verde e azul vão estar ao longo da diagonal, pois eles têm magnitudes iguais (já que as correntes são iguais e as distâncias entre os fios também são iguais, então usamos aqui a regra do paralelogramo)

Beleza?

E com essa força resultante dos vetores azul e verde, temos que somar com o vetor vermelho, que está também na diagonal:

Sendo assim, podemos fazer a soma desses dois vetores: o tracejado roxo e o vermelho: vai ser um vetor também na diagonal, mas com o dobro do tamanho:

Beleza? Então essa é a força resultante: é na diagonal apontando para o canto inferior esquerdo.

Resposta

Exercícios de Livros Relacionados

Um condutor longo, rígido, retilíneo, situado sobre o eixo x , é percorrido por uma corrente de 5,0A no sentido negativo do eixo x . Um campo magnético B → está presente, dado por B → = 3,0 i ^ + 8,0
Um fio de 1,80 m de comprimento é percorrido por uma corrente de 13,0 A e faz um ângulo de 35,0 º º com um campo magnético uniforme de módulo B = 1,50 T . Calcule a força magnética exercida pelo campo
Uma linha de transmissão horizontal é percorrida por uma corrente de 5000 A no sentido sul-norte. O campo magnético da Terra ( 60,0 μ T ) tem a direção norte e faz um ângulo de 70,0 ° com a horizontal
Na Fig. 28-46, um fio metálico de massa m = 24,1 m g pode deslizar com atrito insignificante sobre dois trilhos paralelos horizontais separados por uma distância d = 2,56 c m . O conjunto está em uma
Um fio situado no eixo y , entre y = 0 e y = 0,250 m , é percorrido por uma corrente de 2,00 m A no sentido negativo do eixo. Na região existe um campo magnético não uniforme dado por B → = 0,300 T /