9 . A figura mostra uma pequena barra condutora P Q , contida no plano X Y , que tem sua extremidade Q pivotada ao eixo Z , de forma a poder girar livremente em torno dele com velocidade angular de módulo constante ω . Um campo magnético constante (estacionário e uniforme), perpendicular ao plano de seu movimento e orientado no sentido negativo do eixo Z , ocupa o semi-espaço superior ( y   >   0 ) , como mostrado na figura. Sabendo que θ = 0 no instante inicial ( t = 0 ) , qual dos gráficos abaixo melhor representa a diferença de potencial V P   -   V Q , como função do tempo, a cada volta completa em torno do eixo?

Escolha uma:

a .

b .

c .

d .

e .

f .

Passo 1

Vem comigo que a gente resolve essa juntos!

Para sabermos o comportamento da diferença de potencial na barra, vamos usar a força de Lorentz para entender o que acontece nessa barra.

Mas para considerarmos essa força, temos que ter carga em movimento e onde está essa carga? Então, como a barra é condutora ela tem elétrons livres em sua composição, logo quando ela se movimenta teremos esses elétrons em movimento também.

Então a força de Lorentz vai agir sobre esses elétrons fazendo eles serem deslocados para uma das extremidades da barra.

Com isso teremos um acúmulo de cargas positivas em uma das extremidades e acúmulo de cargas negativas na outra, então teremos um potencial positivo em uma extremidade e um potencial negativo na outa extremidade.

Passo 2

Vamos então ver para onde os elétrons se deslocam, temos:

F → M = q ( v → × B → )

Essa força só vai agir onde temos campo magnético, então onde o campo for zero, não temos força e com isso os elétrons não vão ser mais deslocados logo a diferença vai ser nula.

A barra realiza um movimento circular, então os elétrons têm um vetor velocidade tangente a trajetória deles. Esse vetor muda com o tempo, mas o campo não.

Passo 3

Se fizermos o produto vetorial entre   v → e B → em qual ponto dentro do campo teremos uma força apontando para o ponto Q , mas temos que lembrar que os elétrons têm carga negativa.

Então temos que inverter o sentido da força por conta desse sinal, então ela vai apontar para o ponto P .

Então os elétrons serão deslocados para o ponto P , então teremos um potencial negativo em P e um positivo em Q , então quando fazemos:

V P - V Q

Teremos um valor negativo.

Resumindo nossa situação, a diferença de potencial em y > 0 vai ser constante e negativa e para y < 0 a diferença vai ser nula, logo o gráfico que comina com o que temos é o da letra a .

Resposta

a .

Exercícios de Livros Relacionados

Em um modelo pré-mecânica quântica para o átomo de hidrogênio, um elétron orbita em torno de um próton a um raio de 5,29 × 10 - 11m . De acordo com este modelo, qual é a magnitude do campo magnético n
Uma barra metálica de massa m desliza em um par de longos trilhos horizontais condutores, paralelos, separados por uma distância L e conectados a um dispositivo que fornece corrente constante I para o
Um próton está se movendo em uma região onde existe um campo magnético uniforme dado por B → = 10 i ^ – 20 j ^ + 30 k ^ m T . No instante t 1 , o próton possui uma velocidade dada por v → = v x i ^ +
Uma partícula alfa se move com uma velocidade v → de módulo 550 m / s em uma região onde existe um campo magnético B → de módulo 0,045 T . (Uma partícula alfa possui uma carga de + 3,2 × 10 - 19 C e u
Um elétron possui uma velocidade inicial de 12,0 j ^ + 15,0 k ^ k m / s e uma aceleração constante de 2,00 × 10 12 m / s 2 i ^ em uma região na qual existem um campo elétrico e um campo magnético, amb