Suponha que f e g sejam, ambas, funções diferenciáveis satisfazendo f ' x > g ' x para todo x ∈ R . Então podemos afirmar que os gráficos de y = f x e y = g x :

  1. Não possuem mais do que uma interseção.
  2. Possuem exatamente uma interseção.
  3. Podem possuir mais de uma interseção.
  4. Não possuem interseção.
  5. Têm uma reta tangente em comum no ponto de interseção.

Passo 1

Observando a questão, vemos que temos duas funções f e g e f ' x > g ' x . Ou seja, a derivada de f é maior que a de g .

Isso significa que f cresce mais que g e ou decresce menos, já que a derivada é a taxa de variação da função.

Agora, analisando as alternativas, vemos que a pergunta é quanto a interseção das duas funções.

Passo 2

Vamos então analisar o que temos e ver o que podemos concluir quando a interseção. Para isso, vamos criar algumas hipóteses:

  1. Em algum momento, f é maior que g .
  2. Em algum momento, f é menor que g .

Vamos ver as conseguências disso. Se a hipótese (I) for verdadeira, se f cresce mais que g , então g nunca alcançará f e as funções nunca vão se encontrar! Ou mesmo vale se f decresce menos que g . Triste. Concluímos então que há possibilidade delas nunca se encontrarem.

Show, agora se (II) for verdade, como f cresce mais, então em algum momento f cruza g . Quando cruzar, voltaremos a hipótese (I), pois f será maior que g . Assim concluímos que f e g se cruzam no máximo uma vez e a alternativa correta é a (a).

Resposta

Alternativa (a).

Exercícios de Livros Relacionados

Um objeto é lançado para cima com velocidade inicial v 0 metros por segundo a partir de um ponto s 0 metros acima do solo. Mostre que v t 2 = v 0 2 - 19,6 [ s t - s 0 ]
Se uma pedra for atirada verticalmente para cima sobre a superfície da Lua com uma velocidade de 10 m / s , sua altura (em metros) após t segundos será h = 10 t - 0,83 t 2 Qual a velocidade da pedra a
Em que ponto o gráfico da função y = 1 3 x 3 - 3 2 x 2 + 2 x tem tangente horizontal?. Esboçar o gráfico e analisar o resultado obtido.
Encontre a primeira e a segunda derivadas da função: G r = r + r 3