Uma partícula de massa m = 2   k g move-se ao longo do eixo x sob a ação de uma força conservativa F ( x ) em uma região onde a energia potencial U ( x ) varia conforme o gráfico apresentado na figura 2.28 .

d) Determine o trabalho realizado pela força F ( x ) para deslocar o corpo desde x = 1,5   m até x = 12   m ;

Passo 1

Fala, galera! Vamos resolver essa questão!

O enunciado nos deu uma partícula de massa m = 2   k g , que se move na direção x por meio da força F x . A partir disso, temos o gráfico de U ( x ) :

Precisamos determinar o trabalho realizado pela força F ( x ) para deslocar o corpo desde x = 1,5   m até x = 12   m . Para isso, vamos usar o teorema do trabalho e energia potencial, que nos diz que o trabalho é o negativo da variação de energia potencial, ou seja:

W = - Δ U

Assim, verificando os valores de U ( x ) para x = 1,5   m e para x = 12   m , calculamos a variação de energia potencial e obtemos o trabalho realizado no intervalo.

Vamos lá!

Passo 2

Observando o gráfico, nós vemos que para x = 1,5   m a energia potencial é nula, ou seja, U = 0   J . Já para x = 12   m , nós temos o valor constante de energia potencial, U = 2   J . Calculando essa variação, vamos ter:

Δ U = 2 - 0 = 2   J

E pelo teorema do trabalho e energia:

W = - Δ U

Então, nosso trabalho será:

W = - 2   J

Valeu, galera! Até a próxima! 😉

Resposta

W = - 2   J

Exercícios de Livros Relacionados

Uma merendeira de 2,0k g escorrega em uma superfície sem atrito no sentido positivo de um eixo x . A partir do instante t = 0 , um vento constante aplica uma força à merendeira no sentido negativo do
Para puxar um engradado de 50k g sobre um piso horizontal sem atrito, um operário aplica uma força de 210N que faz um ângulo de 20 ° para cima com a horizontal. Em um deslocamento de 3,0m , qual é o t
Uma força F → = 4,0N i ^ + c j ^ age sobre uma partícula enquanto a partícula sofre um deslocamento d → = 3,0m i ^ - 2,0m j ^ . (Outras forças também agem sobre a partícula.) Qual é o valor de c se o
Uma força atuando sobre uma partícula de 2,0 kg do plano xy, nas coordenadas (x, y), é dada por F → = - b / r 3 x i ^ + y j ^ , onde b é uma constante positiva e r é a distância da partícula à origem.
Uma forca F → = 2,0N x 2 i ^ é aplicada sobre uma partícula inicialmente em repouso no plano xy. Encontre o trabalho realizado por esta força sobre a partícula e a rapidez final da partícula, quando e