Uma carga puntiforme - Q está no centro de uma esfera oca condutora, com raio interno R 1 e o externo R 2 . A carga total da esfera condutora é nula. Conclui-se então que o campo elétrico, para a região I e a região II, apontam:

a) para longe do centro, nas duas regiões.

b) para o centro, nas duas regiões.

c) para o centro da esfera na região I e é nulo na região II.

d) para longe do centro na região I e é nulo na região II.

e) para o centro da esfera na região I e para longe do centro na região II.

Passo 1

Eaee!!! Belezinha? Bom... a questão quer que a gente diga como se comporta o campo elétrico (a direção dele) quando no centro de uma esfera oca tem uma carga - Q .

Vamos bem devagarinho e desenhando parte por parte para você ver o que acontece, certinho?

Aaah, só para a gente se ligar numa coisa: Quando a questão diz que a carga total da esfera é nula, significa dizer que o número de cargas positivas é igual ao número de cargas negativas nela, belezinha?

Então bora lá para entender melhor tudo isso!!!

Passo 2

Bom... Quando uma carga - Q é colocada no centro da esfera, então as cargas positivas da esfera tendem-se a se deslocar para o lado interno da esfera oca (figura abaixo), pois cargas contrárias tendem a se atrair!!

E, por outro lado, as cargas negativas presentes na esfera tendem a se deslocar para o lado externo... pois cargas iguais se repelem! Se liga:

Passo 3

Prontinho.. agora já temos em mente onde as cargas irão se localizar, agora nos resta saber como se comporta a direção do campo elétrico, né?!

Para isso, temos que saber que o campo elétrico das cargas positivas sempre deve apontar para “fora” das cargas, na direção do seu raio, enquanto o campo elétrico das cargas negativas deve apontar para “dentro” delas.

Assim, podemos desenhar da seguinte forma:

Dessa forma, podemos perceber que campo elétrico, para a região I e a região II, apontam para o centro!!

Entendeu direitinho? Responde aee ;)

Resposta

b) para o centro, nas duas regiões.

Exercícios de Livros Relacionados

Duas cargas puntiformes, q 1 = 2,0p C e q 2 = - 2,0p C são separadas por 4,0μ m . (a) Qual é o módulo de dipolo deste par de cargas? (b) Represente o par e mostre a direção e o sentido do momento de d
Um elétron que tem uma energia cinética igual a 2,00 × 10 - 16J está se movendo para a direita ao longo do eixo de um tubo de raios catódicos, como mostra a Figura 21-40. Um campo elétrico E → = 2,00
Um elétron é liberado a partir do repouso em um campo elétrico pouco intenso dado por E → = - 1,50 × 10 - 10N / Cy ^ . Depois que o elétron percorre uma distância vertical de 1,0μ m , qual o valor do
Qual é o campo elétrico de um núcleo de Ferro a uma distância igual a 6,00x10 - 10m do núcleo? O número atômico do ferro é igual a 26. Suponha que o núcleo possa ser considerado uma carga puntiforme.
Uma carga puntiforme de +8,75μ C está colada em uma mesa horizontal com atrito desprezível. Ela está atada a uma carga puntiforme de -6,5μ C por um por um fio leve, não condutor, de 2,5c m . Um campo