As figuras A e B mostram uma carga elétrica pontual no espaço vazio junto com uma superfície esférica imaginada (não materializada). Também são mostradas duas tentativas de desenho de linhas de força do campo elétrico gerado pela carga. Escreva quais das seguintes afirmações são verídicas ou falsas e justifique suas respostas:

Afirmação (a): As linhas de força da figura A são corretas e da figura B são falsas.

Afirmação (b): O fluxo do campo elétrico através da superfície esférica mostrada é zero.

Afirmação (c): Se o campo elétrico de uma carga pontual não caísse quadraticamente com a distância :   1 d 2 mas se fosse inversamente proporcional à distância :   1 d , o fluxo do campo elétrico através da superfície esférica mostrada seria diferente de zero.

Dado: ε 0 = 8,854 × 10 - 12 C V - 1 m - 1

Passo 1

Eaee!!! Belezinha? Bom... a questão nos dá uma carga elétrica pontual junto com uma superfície esférica imaginada.

Além disso, ainda temos dois desenhos que simbolizam as linhas de força da carga pontual.

Dito isso, a questão nos pede para dizer quais as afirmações são verdadeiras e quais são falsas.

E aí? Bora responder?

Passo 2

Na letra (a) temos “As linhas de força da figura A são corretas e da figura B são falsas.”

Bom... considerando que não tem outras cargas na proximidade, então não há razão para que ocorra distorção das linhas de força.

Além disso, elas devem ser radialmente direcionadas com relação a carga quando não ocorrem tais distorções.

Dessa forma, apenas a Figura A está correta!

Passo 3

Na letra (b) temos que “O fluxo do campo elétrico através da superfície esférica mostrada é zero.”

Bom... segundo a Lei de Gauss, o fluxo Φ é dado pela seguinte expressão:

Φ = q ε 0

Onde q é a carga envolvida pela esfera e ε 0 é constante de permissividade elétrica no vácuo.

No entanto, como a esfera não envolve carga alguma, o fluxo resultante é igual a ZERO!

Assim, a alternativa B também está correta!

Passo 4

Na letra (c) temos que “Se o campo elétrico de uma carga pontual não caísse quadraticamente com a distância :   1 d 2 mas se fosse inversamente proporcional à distância :   1 d , o fluxo do campo elétrico através da superfície esférica mostrada seria diferente de zero.”

Bom... o fluxo é determinado pela Lei de Gauss que diz que independente de como a força elétrica é calculada, se a carga resultante envolvida é zero, o fluxo será nulo!

Assim, a alternativa C está incorreta!!

Entendeu direitinho?? Então responde aí😉

Resposta

  1. Correta
  2. Correta
  3. Incorreta

Exercícios de Livros Relacionados

Duas cargas puntiformes, q 1 = 2,0p C e q 2 = - 2,0p C são separadas por 4,0μ m . (a) Qual é o módulo de dipolo deste par de cargas? (b) Represente o par e mostre a direção e o sentido do momento de d
Um elétron que tem uma energia cinética igual a 2,00 × 10 - 16J está se movendo para a direita ao longo do eixo de um tubo de raios catódicos, como mostra a Figura 21-40. Um campo elétrico E → = 2,00
Um elétron é liberado a partir do repouso em um campo elétrico pouco intenso dado por E → = - 1,50 × 10 - 10N / Cy ^ . Depois que o elétron percorre uma distância vertical de 1,0μ m , qual o valor do
Qual é o campo elétrico de um núcleo de Ferro a uma distância igual a 6,00x10 - 10m do núcleo? O número atômico do ferro é igual a 26. Suponha que o núcleo possa ser considerado uma carga puntiforme.
Uma carga puntiforme de +8,75μ C está colada em uma mesa horizontal com atrito desprezível. Ela está atada a uma carga puntiforme de -6,5μ C por um por um fio leve, não condutor, de 2,5c m . Um campo