Originalmente, oito cargas puntiformes iguais ocupavam os vértices de um octógono regular, como mostrado na figura. Uma das cargas é removida.

Qual é o módulo do campo elétrico no ponto O , centro do octógono, depois da remoção da carga? k = 1 / 4 π ϵ 0

a 7 k q / d 2 ;

b k q / d 2 ;

c 7 k q / 8 d 2 ;

d k q / 8 d 2 ;

e 0 ;

Passo 1

Vou te falar... a primeira vez que eu vi essa questão, eu pensei “Sério mesmo que eu vou ter que decompor e fazer a soma dos campos gerados por essas 7 cargas?!”.

Então, a verdade é que tem um jeito bem mais tranquilo de resolver a questão, vem comigo!

Pelo fato de se tratar de um octógono regular, se todos os vértices tivessem cargas com mesmo módulo e sinal, o campo no centro do octógono seria igual a zero!

Obs.: Isso aconteceria para qualquer polígono regular.

Passo 2

Então vamos colocar uma carga fictícia + q no vértice que está vazio e calcular o campo E 7 gerado por todas as outras 7 cargas.

Fechando o octógono com a nossa carga fictícia, agora o campo elétrico no centro E O será igual a zero, logo:

E O → = E 7 → + E f →

0 = E 7 → + E f →

E 7 → = - E f →

Como estamos interessados no módulo do campo gerado pelas 7 cargas, este será igual ao campo gerado pela carga fictícia E f .

E 7 = E f = k q d 2

Logo, a resposta certa é a letra b .

Resposta

b k q / d 2 ;

Exercícios de Livros Relacionados

Duas cargas puntiformes, q 1 = 2,0p C e q 2 = - 2,0p C são separadas por 4,0μ m . (a) Qual é o módulo de dipolo deste par de cargas? (b) Represente o par e mostre a direção e o sentido do momento de d
Um elétron que tem uma energia cinética igual a 2,00 × 10 - 16J está se movendo para a direita ao longo do eixo de um tubo de raios catódicos, como mostra a Figura 21-40. Um campo elétrico E → = 2,00
Um elétron é liberado a partir do repouso em um campo elétrico pouco intenso dado por E → = - 1,50 × 10 - 10N / Cy ^ . Depois que o elétron percorre uma distância vertical de 1,0μ m , qual o valor do
Qual é o campo elétrico de um núcleo de Ferro a uma distância igual a 6,00x10 - 10m do núcleo? O número atômico do ferro é igual a 26. Suponha que o núcleo possa ser considerado uma carga puntiforme.
Uma carga puntiforme de +8,75μ C está colada em uma mesa horizontal com atrito desprezível. Ela está atada a uma carga puntiforme de -6,5μ C por um por um fio leve, não condutor, de 2,5c m . Um campo