Considere as seguintes afirmações:

(I) em um ponto qualquer do interior de um condutor em equilíbrio eletrostático, o campo elétrico é sempre nulo;

(II) em um ponto qualquer do interior de um isolante, o campo elétrico é sempre nulo;

(III) se o fluxo do campo elétrico resultante através de uma superfície fechada (gaussiana) for zero, então não existem partículas carregadas no interior dessa superfície;

(IV) para todos os pontos (internos e na superfície) de um condutor em equilíbrio eletrostático o potencial elétrico é o mesmo.

Dessas afirmações, quais são CORRETAS?

a) I, IV.

b) I.

c) III.

d) IV.

e) I, III, IV.

Passo 1

Eaee!!! Belezinha? Olha.. basicamente nessa questão temos algumas afirmações sobre a eletrostática.

Nesse sentido, vamos analisar uma por uma devagarzinho para podermos definir se é verdadeira ou falsa a alternativa, certinho?

Então bora lá!!!

Passo 2

Na primeira afirmativa ele diz que “em um ponto qualquer do interior de um condutor em equilíbrio eletrostático, o campo elétrico é sempre nulo.”

Hmmmm... pera pera pera.. vamos analisar...

Caso contrário, se E → ≠ 0 , as cargas internas se moveriam, anulando o fato do condutor estar em equilíbrio.

Assim, essa afirmativa é VERDADEIRA!!

Passo 3

Na segunda alternativa, temos que “em um ponto qualquer do interior de um isolante, o campo elétrico é sempre nulo.”

Em um isolante carregado, há a presença de campo elétrico em seu interior. Sabe-se que as cargas internas não possuem mobilidade em um isolante.

Dessa forma, essa afirmação é FALSA!

Passo 4

Na terceira alternativa, vemos que “se o fluxo do campo elétrico resultante através de uma superfície fechada (gaussiana) for zero, então não existem partículas carregadas no interior dessa superfície.”

Bom... o fato de o fluxo resultante ser zero significa que as cargas interiores fazem com que o mesmo número de linhas de campo que entram na superfície também saiam dela, não implicando no fato de que não há cargas no interior da superfície.

Assim, essa alternativa é FALSA!!

Passo 5

Na quarta alternativa, temos que “para todos os pontos (internos e na superfície) de um condutor em equilíbrio eletrostático o potencial elétrico é o mesmo.”

Caso houvesse diferença de potencial, as cargas tenderiam a se mover, anulando o fato de o condutor estar em equilíbrio eletrostático.

Assim, essa alternativa é VERDADEIRA!!

Entendeu direitinho? Responde aee ;)

Resposta

a) I, IV.

Exercícios de Livros Relacionados

Duas cargas puntiformes, q 1 = 2,0p C e q 2 = - 2,0p C são separadas por 4,0μ m . (a) Qual é o módulo de dipolo deste par de cargas? (b) Represente o par e mostre a direção e o sentido do momento de d
Um elétron que tem uma energia cinética igual a 2,00 × 10 - 16J está se movendo para a direita ao longo do eixo de um tubo de raios catódicos, como mostra a Figura 21-40. Um campo elétrico E → = 2,00
Um elétron é liberado a partir do repouso em um campo elétrico pouco intenso dado por E → = - 1,50 × 10 - 10N / Cy ^ . Depois que o elétron percorre uma distância vertical de 1,0μ m , qual o valor do
Qual é o campo elétrico de um núcleo de Ferro a uma distância igual a 6,00x10 - 10m do núcleo? O número atômico do ferro é igual a 26. Suponha que o núcleo possa ser considerado uma carga puntiforme.
Uma carga puntiforme de +8,75μ C está colada em uma mesa horizontal com atrito desprezível. Ela está atada a uma carga puntiforme de -6,5μ C por um por um fio leve, não condutor, de 2,5c m . Um campo