Exercícios Resolvidos de Campo Elétrico Gerado por uma Carga Pontual

UFRJ- Física 3 – P1 2018.2 - DIURNO - 1

A figura abaixo mostra duas partículas puntiformes carregadas com cargas de mesmo módulo e sinais opostos. Assinale a alternativa que melhor representa o vetor campo elétrico produzido pelas partículas no ponto P indicado na figura.

Passo 1

a) Como mostra a figura abaixo, o vetor campo elétrico produzido pela carga negativa está na direção da linha A P que une essa carga ao ponto P e está se aproximando dela. A carga positiva produz um campo elétrico no ponto P e está ao longo da linha B P se afastando de B .

Agora, o ponto P está mais próximo da carga positiva do que da carga negativa. Por isso, como o módulo do campo elétrico depende do inverso da distância ao quadrado e as cargas têm mesmo módulo, o campo produzido pela carga positiva no ponto P é mais intenso, por isso, na figura acima, o “tamanho” do vetor do campo elétrico da carga positiva é maior.

Quando a gente somar vetorialmente os campos elétricos, o vetor resultante em azul vai estar apontando, aproximadamente, na direção e sentido indicados na figura, inclinado e mais próximo do vetor do campo da carga positiva.

MOSTRAR SOLUÇÃO COMPLETA

Resposta

Letra a.

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas