Escolha três afirmações para avaliar em relação a ser verdadeira (V) ou falsa (F). Para cada item

apresente argumentos que fundamentem sua avaliação.

ii. Se div F = 1, então o fluxo do campo vetorial F sobre uma superfície S, fechada e simples, coincide com o volume do sólido cuja fronteira é S.

Passo 1

A divergência de um campo vetorial F é uma medida da "fonte" ou "sumidouro" do campo em um ponto dado. A interpretação física da divergência é relacionada ao fluxo de um campo vetorial através de uma superfície fechada.

Se a divergência de um campo vetorial F for igual a 1, isso significa que há uma "fonte" constante de campo vetorial em cada ponto. No entanto, isso não implica automaticamente que o fluxo do campo vetorial F sobre uma superfície fechada S coincida com o volume do sólido cuja fronteira é S.

O Teorema da Divergência, também conhecido como Teorema de Gauss, relaciona a divergência de um campo vetorial com o fluxo desse campo através de uma superfície fechada. O teorema estabelece que o fluxo do campo vetorial F através de uma superfície fechada S é igual à integral tripla da divergência de F sobre o volume delimitado por S. A fórmula do teorema da divergência é:

Passo 2

∬ F ·   d S   =   ∭ d i v F   d V

Passo 3

Nesta fórmula, ∬representa a integração dupla sobre a superfície S, ∭ representa a integração tripla sobre o volume delimitado por S, F é o campo vetorial, dS é o vetor diferencial de área na superfície S, div F é a divergência de F e dV é o diferencial de volume.

Portanto, a divergência de F não tem uma relação direta com o volume do sólido delimitado por uma superfície fechada S. O Teorema da Divergência relaciona a divergência com o fluxo através da superfície fechada e o volume interno, mas não diz que o fluxo é igual ao volume.

Resposta

Falsa

Exercícios de Livros Relacionados

Avalie a integral de superfície ∬ S F → ⋅ d S → para o campo vetorial dado F → e a superfície orientada S . Em outras palavras, localize o fluxo de F através deS . Para superfícies fechadas, use a ori
Calcule a integral de superfície ∫ ∫ SF ∙ d S para o campo vetorial F e superfície orientada S . Em outras palavras, determine o fluxo de F através de S . Para superfícies fechadas, use a orientação p
Calcule a integral de superfície ∫ ∫ SF ∙ d S para o campo vetorial F e superfície orientada S . Em outras palavras, determine o fluxo de F através de S . Para superfícies fechadas, use a orientação p
A temperatura de um ponto da bola com condutividade K é inversamente proporcional à distância do centro da bola. Determine a taxa de transmissão de calor através de uma esfera S de raio a e centro da
Determine uma fórmula para ∬ S F → ⋅ d S → semelhante à fórmula 10 para o caso onde S é dado por y = h ( x , z ) e n → é o vetor normal unitário que aponta para a esquerda.