5) Um caminhão despeja cimento sobre o solo, que se acumula em um monte da forma de um cone, cuja altura é igual ao raio da base. Se o volume de cimento aumenta a uma taxa de 10   m 3 / s , a que razão aumenta a área da base do monte formado pelo cimento, quando sua altura é de 4 m ?

Passo 1

A primeira coisa que devemos fazer em questões de taxas relacionadas como essas é prestar bastante atenção na geometria:

O cone grande é o formato final após todo o cimento ser despejado. Enquanto ele não chega em seu formato final, ele tem forma de um cone menor. Portanto o volume do cone de cimento pode ser descrito como:

V C i m e n t o = A b a s e ∙ A l t u r a 3

Substituindo então temos:

V C = π r 2 ∙ r 3 = π r 3 3

Oras, o enunciado da pra gente a taxa com a qual o volume aumenta. Se a taxa é a variação com o tempo, então derivando em relação ao tempo, temos:

V C ' = 3 π r 2 r ' 3 = π r 2 r '

Substituindo a variação do volume pela taxa que conhecemos do enunciado de 10   m 3 / s . Ficamos com:

10 = π r 2 r '

Tem outro dado que conhecemos também do enunciado: o valor da altura no instante desejado. Como a altura é igual ao raio, do enunciado:

10 = π 4 2 r '

10 = 16 π r '

r ' = 10 1 6 π

Passo 2

Ok, a princípio, ainda não chegamos a lugar nenhum. Afinal, a questão pede a taxa com a qual a área da base do monte formado pelo cimento aumenta. Como essa área é a área de um círculo, a fórmula dela a gente tira de letra:

A b a s e = π r 2

Como quero taxa de variação, basta derivar em relação ao tempo, beleza? Ficamos com:

A b a s e ' = 2 π r r '

Opa, então o resultado do passo 1 não foi a toa né? Não mesmo meus caros. Afinal, mesmo que a gente substitua r = h = 4 como fizemos antes, sem saber r ' não ia ter como responder A b a s e ' . Já que sabemos tudo, bora substituir então:

A b a s e ' = 2 ∙ π ∙ 4 ∙ 10 16 π

A b a s e ' = 8 0 π 16 π

A b a s e ' = 5   m 2 / s

Resposta

A b a s e ' = 5   m 2 / s

Exercícios de Livros Relacionados

20. Caminhão na estrada O gráfico a seguir mostra a posição de um caminhão que percorre uma estrada. O caminhão parte em t = 0 e retorna 15 h mais tarde, em t = 15.a. Use a técnica descrita no Exemplo
O rendimento total recebido da venda de x carteiras é R x = 200 x - 1 3 x 2 c) Ache o rendimento real da venda da trigésima primeira carteira.
O número de células de levedura em uma cultura de laboratório aumenta rapidamente no início, mas eventualmente estabiliza. A população é modelada pela função n = f t = a 1 + b e - 0,7 t Em que t é med
(a) Encontre a taxa de variação média da área de um círculo em relação ao seu raio r quando r varia de i 2a3i i2a2,5i i i 2a2 , 1 (b) Encontre a taxa de variação instantânea quando r = 2 (c) Mostre qu
A quantidade de carga Q , em coulombs (C), que passa através de um ponto em um fio até o instante t (medido em segundos) é dada por Q t = t 3 - 2 t 2 + 6 t + 2 Encontre a corrente quando (a) t = 0,5 s