Um tanque tem 5 m de comprimento e sua seção transversal é sempre um triângulo equilátero, conforme a figura abaixo. Está sendo bombeada água para o interior do tanque a uma taxa de 0,5   m 3 / m i n . Com que velocidade o nível da água estará subindo quando o conteúdo de água no tanque estiver com 0,3   m de profundidade?

Passo 1

Bora lá. Pra começar, vamos pensar no seguinte. A água subindo, o volume aumenta, certo? Como o recipiente é um prisma de base triangular e a água assume o mesmo formato do prisma, então o volume de água vai ser:

V = A . H

Show de bola, mas tem coisa pra modelar ainda. Uma coisa já da pra adiantar galera, a altura h . Esse prisma ta deitado, mas olha só, a altura é uma constante dada pelo problema! Nesse caso seria o comprimento de 5 m . E logo:

V = 5 A

Falta modelar a área agora. Como temos um triângulo equilátero, saca só a nossa base.

Como todo bom triângulo, a área vai ser:

A = l . h 2

Mas olha só, a altura do triângulo é a mesma coisa que a altura do nível de água! Como a questão fala disso, vamos escrever a área como uma função só da altura então, ok? Sendo assim, pela trigonometria, temos:

tan ⁡ 60 º = h l 2

3 = h l 2

l 3 2 = h

l = 2 h 3

E pronto, terminamos de modelar a fórmula do volume, saca só. Primeiro, pra área do triângulo:

A = l . h 2   ;   l = 2 h 3

A = h 2 3  

E pro volume:

V = 5 A   ;   A = h 2 3  

V = 5 h 2 3

Passo 2

Show de bola! Agora que sabemos como o volume de líquido funciona em função da altura de líquido, vamos ver as taxas. Galera, taxa lembra variação no tempo né? Então, sendo:

h = h t →   d h d t = h ' t

V = V t → d V d t = V ' t

Derivando dos dois lados em função do tempo, temos, fazendo uma regra da cadeia:

V = 5 h 2 3

V ' t = 10   h t   h ' t 3

No instante de tempo do enunciado, t = t 0 , temos algumas informações dadas por ele em! Elas são:

V ' t 0 = 0,5   m 3 / m i n

h t 0 = 0,3   m

Substituindo:

V ' t 0 = 10   h t 0   h ' t 0 3

0,5 = 10 ∙   0,3   h ' t 0 3

1 2 = 3   h ' t 0 3

h ' t 0 = 3 6         m / m i n

E prontinho, essa é a taxa com a qual o nível de água aumenta!

Resposta

h ' t 0 = 3 6         m / m i n

Exercícios de Livros Relacionados

20. Caminhão na estrada O gráfico a seguir mostra a posição de um caminhão que percorre uma estrada. O caminhão parte em t = 0 e retorna 15 h mais tarde, em t = 15.a. Use a técnica descrita no Exemplo
O rendimento total recebido da venda de x carteiras é R x = 200 x - 1 3 x 2 c) Ache o rendimento real da venda da trigésima primeira carteira.
O número de células de levedura em uma cultura de laboratório aumenta rapidamente no início, mas eventualmente estabiliza. A população é modelada pela função n = f t = a 1 + b e - 0,7 t Em que t é med
(a) Encontre a taxa de variação média da área de um círculo em relação ao seu raio r quando r varia de i 2a3i i2a2,5i i i 2a2 , 1 (b) Encontre a taxa de variação instantânea quando r = 2 (c) Mostre qu
A quantidade de carga Q , em coulombs (C), que passa através de um ponto em um fio até o instante t (medido em segundos) é dada por Q t = t 3 - 2 t 2 + 6 t + 2 Encontre a corrente quando (a) t = 0,5 s