Exercícios Resolvidos de Análise de Solução de um Sistema Linear

Ver Teoria

Enunciado

Para cada um dos itens abaixo, dê um exemplo de um sistema com as características pedidas ou explique por que tal exemplo não pode existir.

  1. ( n o equações) = ( n o variáveis), infinitas soluções
  2. ( n o equações) < ( n o variáveis), solução única
  3. ( n o equações) > ( n o variáveis), nenhuma solução
  4. ( n o equações) > ( n o variáveis), infinitas soluções

Passo 1

Letra a)

Quando possuímos um sistema com mais variáveis que equações, ele possui infinitas soluções, já que algumas das variáveis ficaria em função da outra. Só que o exercício pede o mesmo numero de equações que variáveis. Sendo assim, basta botarmos equações repetidas, como por exemplo:

x + y = 1 x + y = 1

Letra b)

Esse exemplo é impossível, pois a soluções só pode ser única se NO MÍNIMO o sistema tem o mesmo numero de equações e variáveis. Caso o numero de equações seja menor, alguma das variáveis ficará em função da outra, pois precisamos de uma equação para cada uma.

Passo 2

Letra c)

Vamos pegar um problema com solução única e botar uma equação a mais que torne o problema um absurdo.

x + y = 0 2 x + y = 0 x = 3

Se você resolver as duas primeiras equações verá que as soluções são x = y = 0 , mas botei uma terceira que diz que x TEM QUE ser 3 , o que torna o sistema todo impossível.

Letra d)

Vamos seguir o mesmo exemplo da letra a):

x + y = 1 x + y = 1 x + y = 1

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

Se duas regiões poliedrais convexas são definidas por dois conjuntos de desigualdades lineares, a interseção destas regiões é definida por qual conjunto de desigualdades?
Quais são os vértices da região poliedral convexa em R 2 , definida por x ≥ 0 2 x + 3 y ≤ 2 3 x + 2 y ≤ 2 x + y ≤ 1 Desenha esta região.
Desenhe a região em R 2 , definida pelas desigualdades 2 x + y + 9 ≥ 0 - x + 3 y + 6 ≥ 0 x + 2 y - 3 ≤ 0
Resolva o sistema de equações, escrevendo as matrizes ampliadas, associadas aos novos sistemas. 2 x - y + 3 z = 11 4 x - 3 y + 2 z = 0 x + y + z = 6 3 x + y + z = 4