C8) Por que, ao repetir o exercício C4 com abscissas repetidas 2 e 2, não obtemos como resposta a reta tangente ao gráfico de f ?

Passo 1

Faaaaala, galerinha! Tudo certinho com vocês? Bora lá resolver mais uma questão!!

Esse exercício é bem conceitual, onde precisamos explicar o motivo de não encontrarmos a reta tangente utilizando duas coordenadas abscissas (coordenadas do eixo x ) iguais.

O primeiro conceito que devemos relembrar é que, para definirmos uma reta, precisamos de dois pontos pertencentes a essa reta. Se colocarmos dois pontos iguais, teremos infinitas retas possíveis que englobam esse ponto.

O segundo conceito que devemos considerar é que não seria possível calcular o coeficiente angular dessa reta. Vamos relembrar a fórmula do coeficiente angular:

m = y A - y B x A - x B

Onde:

m é o coeficiente angular da reta

y A é a coordenada y do ponto A

y B é a coordenada y do ponto B

x A é a coordenada x do ponto A

x B é a coordenada x do ponto B

Na função y = x 2 4 , se x = 2 , y = 1 .

Então ambos os pontos (A e B) seriam ( 2 ,   1 ) .

Aplicando em m :

m = 2 - 2 1 - 1 = 0 0

Perceba que encontramos uma divisão por zero e, portanto, não podemos definir o coeficiente angular e nem podemos definir a reta.

Ufa! Terminamos!

Pra essa questão é isso pessoal! Bora pra mais uma?

Resposta

Resolução nos Passos acima.

Exercícios de Livros Relacionados

Quantas retas tangentes à curva y = x / ( x + 1 ) passam pelo ponto ( 1 ,2 ) ? Em quais pontos essas retas tangentes tocam a curva?
Se G x = 4 x 2 - x 3 , encontre G ' ( a ) e use-o para encontrar equações das retas tangentes à curva y = 4 x 2 - x 3 nos pontos ( 2 ,8 ) e ( 3,9 ) .Ilustre a parte (a) traçando a curva e as retas tan
Encontre uma equação da reta tangente à curva y = 2 1 + e - x no ponto 0,1 .Ilustre a parte (a) fazendo o gráfico da curva e da tangente na mesma tela.
Encontre a equação da reta tangente à curva no ponto dado y = x - 1 x - 2,( 3,2 )
Esboce o gráfico de uma função f para a qual f 0 = 0 ,f ' 0 = 3,f ' 1 = 0ef ' 2 = - 1