Suponha que f : 0,1 → R é contínua, f 0 = 1 e f x é um número racional para todo o x ∈ 0,1 . Prove que f x = 1 , para todo x ∈ 0,1 .

Passo 1

Eaee!!! Belezinha? Bom... a questão nos dá um intervalo fechado de 0,1 onde x é um número racional que pertence a esse intervalo.

A questão nos pede para provar que nesse intervalo, f x = 1 .

Bom... de cara a gente pensa: “se f x é um número racional para todo o x ∈ 0,1 , então f x sempre vai ser igual a 1 nesse intervalo”.

Mas será se é só isso??? Bora junto!! 😉

Passo 2

Bom... por definição, entre dois números racionais, temos sempre pelo menos um número irracional.

No enunciado, temos que f x é racional para todo o x em seu domínio.

Dessa forma, se adotássemos valores f x ≠ 1 para x ≠ 0 , teríamos “saltos” na função para que alocássemos apenas valores racionais.

E isso é impossível pois uma função com saltos não é contínua e, portanto, não respeitaríamos as restrições do enunciado.

Assim, obrigatoriamente f x = 1 para todo x ∈ 0,1 .

Entendeu direitinho? Responde aee ;)

Resposta

No texto

Exercícios de Livros Relacionados

Explique, usando os teoremos 4, 5, 7 e 9, por que a função é contínua em todo número em seu domínio. Diga o domínio. R x = x 2 + 2 x - 1
Localize as descontinuidades da função e ilustre com um gráfico. y = l n ⁡ ( t g 2 x )
Use a definição de continuidade e propriedades dos limites para demonstrar que a função é contínua em um dado número a . f x = x 2 + 7 - x , em a = 4 .
Explique por que a função é descontínua no dado número a . Esboce o gráfico da função. f x = ln ⁡ x - 2 ,a = 2
Explique por que a função é descontínua no dado número a . Esboce o gráfico da função. f x = x 2 - x x 2 - 1 , x ≠ 1 1 , x = 1 ,a = 1