Uma espira condutora quadrada de lado a transporta uma corrente estacionária de intensidade I . Sobre o campo magnético produzido por essa espira, é CORRETO afirmar que:

  1. O campo magnético no centro da espira é nulo.
  2. O fluxo do campo magnético através da superfície plana definida pela área da espira é nulo.
  3. O campo magnético tem o mesmo módulo em todos os pontos sobre o eixo perpendicular ao plano da espira e que passa por seu centro.
  4. O módulo do campo magnético no centro da espira não depende do tamanho da mesma.
  5. Em pontos sobre o plano da espira, o campo magnético é perpendicular a este plano.

Passo 1

Uma corrente I circulando em uma espira circular de raio R produz um campo magnético B → que ela gera está saindo do plano da página e é perpendicular a ela em todos os seus pontos. Isso a gente pode ver a partir da regra da mão direita para a corrente.

Portanto, o item e) é a nossa resposta, mas vamos continuar analisando o restante para revisarmos algumas propriedades desse tipo de campo.

O campo  B → no centro da espira tem módulo dado por

B = μ 0 I 2 R   ,

ou seja, é diferente de zero no centro da espira.

Então, o item a) está INCORRETO.

De quebra, o item c) também está INCORRETO, já que B acima depende do tamanho da espira, ou seja, depende de seu raio R .

Como o campo B → está atravessando a área da espira, então temos um fluxo magnético diferente de zero. Portanto, o item b) está INCORRETO.

Passo 2

O campo magnético sobre os pontos do eixo perpendicular ao plano da espira que passa pelo centro dela depende da distância até o centro da espira. Por exemplo, se a gente olha para a figura abaixo, o campo resultante sobre o ponto P da figura é dado por:

B → = μ 0 I R 2 2 z 2 + R 2 3 2   z ^   ,

que claramente depende da posição z até o centro da espira em que estamos querendo calcular o campo magnético.

Por isso, o item d) também está INCORRETO.

Resposta

Letra e).

Exercícios de Livros Relacionados

14- Uma partícula com carga 6.40 × 10 - 19C se desloca ao longo de uma órbita circular com raio igual a 4.68m m , em virtude da força oriunda de um campo magnético de módulo 1.65T , cuja direção é per
15- Um elétron no ponto A da Figura 27.46 possui velocidade v 0 igual a 1.41 × 10 6m / s . Determine: ( a ) o módulo, a direção e o sentido do campo magnético que obriga o elétron a descrever uma órbi
16- Repita o Exercício 27.15 para o caso no qual a partícula é um próton em vez de um elétron.
Dois fios longos estão no plano x y e conduzem correntes no sentido positivo do eixo x . O fio 1 está em y = 10,0c m e conduz uma corrente de 6,00A ; o fio 2 está em y = 5,00c m e conduz uma corrente
Na figura 29-63, cinco fios paralelos longos no plano x y estão separados por uma distância d = 8,00c m , têm 10,0m de comprimento e conduzem correntes iguais de 3,00A para fora do papel. Em termos do