A figura abaixo mostra um cilindro condutor muito longo de raio 𝑎, que possui uma densidade de corrente J 1 ( r ) = J 0 , e está circundado por uma camada cilíndrica condutora, de raio interno 𝑎 e raio externo 𝑏, que possui uma densidade de corrente J 2 ( r ) , no sentido oposto da corrente do cilindro interno.

i. Usem os 2 últimos dígitos dos seus RAs (considerem que estes formam um único número de 2 dígitos; p. ex., se o RA é 123456, o número a ser usado será 56), para calcular o valor do parâmetro r 1 :

ii. Usem os 2 dígitos do meio dos seus RAs (considerem que estes formam um único número de 2 dígitos; p. ex., se o RA é 123456, o número a ser usado será 34), para calcular o valor do parâmetro r 2 :

Usem o menor valor dentre r 1 e r 2 para ser o valor de 𝑎 e o maior para ser o valor de 𝑏. Caso r 1 = r 2 , façam a   = r 1   e b   =   2 r 1 (p. ex., se r 1 = 30   c m e r 2 = 25   c m , então a   =   25   c m e b =   30   c m ; e caso r 1 = r 2 = 25   c m , então a =   25   c m e b = 50   c m ).

iii. Usem os últimos dígitos dos seus RAs (p. ex., se o RA é 123456, o número a ser usado será 6) para obter:

iv. Usem os penúltimos dígitos dos seus RAs (p. ex., se o RA é 123456, o número a ser usado será 5) para calcular para calcular o parâmetro J 0 :

Resolvam os itens a seguir. Se necessário, usem μ 0 = 4 π ×   10 - 7   H / m . Não se esqueçam de detalhar todos os desenvolvimentos e não pular passagens.

a) Encontrem uma expressão algébrica para o módulo do campo magnético a uma distância 𝑟 do eixo do conjunto cilíndrico para 0   ≤   r   ≤   a . Depois, calculem o módulo do campo magnético para r   =   a / 2 .

b) Encontrem uma expressão algébrica para o módulo do campo magnético a uma distância 𝑟 do eixo do conjunto cilíndrico para a   ≤   r   ≤   b . Depois, calculem o módulo do campo magnético para r   =   ( a   +   b ) / 2 .

c) Encontrem uma expressão algébrica para o módulo do campo magnético a uma distância 𝑟 do eixo do conjunto cilíndrico para r   ≥   b . Depois, calculem o módulo do campo magnético para r   =   2 b .

d) Há valores finitos de 𝑟 para os quais o campo magnético é zero? Se sim, quais? Justifiquem! Encontrem primeiro a expressão algébrica, e depois substituam os valores

Passo 1

Sejam I i e I e as correntes nos fios interno e externo respectivamente. A intensidade de corrente elétrica pode ser calculada pela fórmula:

I = ∬ S   J → ∙ d A →

Onde S é a seção reta do fio com uma certa orientação. Vamos estipular a orientação positiva, ou seja, o vetor área apontando no sentido de z ^ :

d A → = d A z ^

Fazendo o produto escalar para o fio interno:

J → int ∙ d A → = J int d A

Como é uma constante, sai fora da integral: I i = J int ∬ S   d A

Integrando d A na seção reta do fio temos sua área:

I i = J int π R 2

Passo 2

Em seguida fazemos o mesmo para a casca externa:

I e = ∬ S ' J → ext ∙ d A →

Onde S ' é a seção reta da casca cilíndrica externa. Temos que usar a mesma orientação da área de antes, senão nada faz sentido. O produto vetorial resulta:

J → ext ∙ d A → = - J ext d A

Plugando na integral temos:

I e = - J ext ∬ S '   d A

Integrando d A na casca cilíndrica externa obtemos sua área:

I e = - J ext π b 2 - a 2

Passo 3

Vamos agora fazer um argumento genérico para todas as regiões de campo magnético e depois vamos só substituindo a corrente. Por se tratar de fios cilíndricos muito longos, temos uma simetria circular no campo magnético do problema.

Enunciando a Lei de Ampère:

∮ C B → ∙ d l → = μ 0 I int

Portanto escolhemos uma curva Amperiana circular de raio arbitrário r . De forma que:

B → | | d l →

Em toda C , o que implica:

B → ∙ d l → = B d l

Passo 4

Além disso temos que, pela configuração do campo, o módulo deste é constante em toda C , portanto:

∮ C B d l = B ∮ C d l

A integral de pedaços infinitesimais na Amperiana resulta no comprimento desta:

B = μ 0 I int L

Como se trata de uma circunferência de raio r , temos:

L = 2 π r

B = μ 0 I int 2 π r

Como arbitramos tudo no sentido positivo de z ^ , basta multiplicar por ϕ ^ para achar o sentido positivo do campo magnético. Quando a corrente for negativa ela já vai nos apontar o campo correto.

B → = μ 0 I int 2 π r ϕ ^

Agora a questão se resume a achar a corrente.

Passo 5

Na região r < R , temos que a corrente interna é:

I int = ∬ S J → ∙ d A →

Onde S nesse caso é o circulo de raio r < R . Logo:

I int = J int ∫ 0 r d A

I int = J int π r 2

Logo o campo é:

B → = μ 0 J int π r 2 2 π r ϕ ^

B → = μ 0 J int r 2 ϕ ^

Passo 6

Agora para a região r ∈ R , a temos que a única corrente é a do fio de raio R que nós já tínhamos calculado na letra a, portanto:

I int = J int π R 2

Substituindo na equação de campo:

B → = μ 0 J int π R 2 2 π r

B → = μ 0 J i n t R 2 2 r ϕ ^

Passo 7

Para a região r ∈ a , b temos que a corrente interna tem contribuição tanto do fio de raio R quanto da parte da casca que está dentro da Amperiana. Portanto:

I i n t = I 0 , R + I a . r

Lembrando que a região entre R e a não tem corrente.

A corrente entre a casca externa e a Amperiana pode ser obtida pela integral (sério, até dá pra fazer sem a integral nesse caso pois é constante, mas se acostume a fazer com a integral que a chance de erro é bem menor):

I a , r = ∬ S J → ∙ d A →

I a , r = - J e x t ∬ a r d A

I a , r = - J e x t π r 2 - a 2

Portanto a corrente interna é:

I i n t = J i n t π R 2 - J e x t π r 2 - a 2

O campo então fica:

B → = μ 0 ( J i n t R 2 - J e x t ( r 2 - a 2 ) ) 2 r ϕ ^

Passo 8

Por fim, a região r > b pega somente a soma das correntes totais que tínhamos encontrado nas letras a e b:

I i n t = J i n t π R 2 - J e x t π ( b 2 - a 2 )

B → = μ 0 ( J i n t R 2 - J e x t ( b 2 - a 2 ) ) 2 r ϕ ^

Resposta

a)

I i = J i n t π R 2

b)

I e = - J e x t π b 2 - a 2

c)

B → = μ 0 J i n t r 2 ϕ ^ ,       r < R μ 0 J i n t R 2 2 r ϕ ^ ,       R < r < a μ 0 ( J i n t R 2 - J e x t ( r 2 - a 2 ) ) 2 r ϕ ^ ,       a < r < b μ 0 ( J i n t R 2 - J e x t ( b 2 - a 2 ) ) 2 r ϕ ^ ,       r > b

Exercícios de Livros Relacionados

14- Uma partícula com carga 6.40 × 10 - 19C se desloca ao longo de uma órbita circular com raio igual a 4.68m m , em virtude da força oriunda de um campo magnético de módulo 1.65T , cuja direção é per
15- Um elétron no ponto A da Figura 27.46 possui velocidade v 0 igual a 1.41 × 10 6m / s . Determine: ( a ) o módulo, a direção e o sentido do campo magnético que obriga o elétron a descrever uma órbi
16- Repita o Exercício 27.15 para o caso no qual a partícula é um próton em vez de um elétron.
Dois fios longos estão no plano x y e conduzem correntes no sentido positivo do eixo x . O fio 1 está em y = 10,0c m e conduz uma corrente de 6,00A ; o fio 2 está em y = 5,00c m e conduz uma corrente
Na figura 29-63, cinco fios paralelos longos no plano x y estão separados por uma distância d = 8,00c m , têm 10,0m de comprimento e conduzem correntes iguais de 3,00A para fora do papel. Em termos do