Se uma função f   muda de sinal quando x varia de um ponto x   =   x 1 para o ponto x   =   x 2 , existirá obrigatoriamente um ponto entre x 1 e x 2 onde a função f se anula? Justifique sua resposta.

Passo 1

Essa pergunta passa pela base do TVI, Teorema do Valor Inicial.

Ele diz que, para f contínua no intervalo x 1 , x 2 , se a função muda de sinal nesse intervalo então f terá obrigatoriamente no mínimo uma raiz, ou seja, um ponto onde a função se anula.

Acontece que o problema está na condição inicial: a função precisa ser contínua para valer isso. No enunciado, não se especifica se essa f é contínua ou não.

Portanto, nas condições do enunciado, é falso dizer que obrigatoriamente haverá um ponto nesse intervalo em que a f se anula.

Resposta

Não, não necessariamente existirá esse ponto.

Exercícios de Livros Relacionados

Use o Teorema do Valor Intermediário para mostrar que existe uma raiz da equação dada no intervalo especificado f x = l n x = e - x , ( 1 , 2 )
Se f x = x 2 + 10 s e n x , mostre que existe um número c tal que f c = 1000
Use o Teorema do Valor Intermediário para mostrar que existe uma raiz da equação dada no intervalo especificado f x = x 3 = 1 - x ,( 0 ,1 )
( a ) Demonstre que a equação tem pelo menos uma raiz real. ( b ) Use sua ferramenta gráfica para encontrar a raiz correta até a terceira casa decimal. f x = a r c t gx + 1 - x
Seja f : a , b → R uma função contínua e suponha que f não seja constante em a , b . Prove que existem números reais m e M , com mM , tais que Im ⁡ f = m , M .(Observação: Imagem de f = Im ⁡ f = f x |