Seja f : ] 0 , + ∞ [ → I R uma função derivável tal que:

  1. f 3 = 2 ;
  2. As retas x = 0 e y = - x são assíntotas para f ;
  3. f ' tem exatamente 3 raízes, e o gráfico de f ' no intervalo 1,5 está esboçado na figura abaixo

É correto dizer que o número de raízes de f no intervalo ] 0 , + ∞ [ é

  1. 0
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4

Passo 1

Puts, um pouco enrolada essa questão. Muita coisa pra ver! Mas vamos com calma. Da esquerda pra direita, vamos analisar o que acontece, intervalo por intervalo:

Começando por 0,2 , nesse intervalo temos a assíntota vertical x = 0 e vemos que a derivada, conforme o gráfico acima, é sempre positiva. Se a derivada é positiva em um intervalo, então a função é crescente, né não?

Pô, então a função tem assíntota em x = 0 e não para de crescer até chegar em x = 2 . O único jeito disso acontecer é se:

lim x → 0 + ⁡ f x = - ∞

Uma coisa importante que a gente tem que pescar desse intervalo é que se a função vem lá do - ∞ sempre crescendo, temos duas opções só possíveis:

Ou seja, ou só temos uma única raiz, ou nenhuma. Só que se olharmos pro gráfico da derivada, vemos que em 2,3 a função é estritamente decrescente (derivada negativa). Como f 3 > 0 , o único jeito de a função sair de x = 2 descendo e alcançar f 3 = 2 > 0 é se f 2 > f 3 . E se é esse o caso, fechamos o primeiro dos nossos intervalos, pois como:

f 2 > 0

Pelo TVI existe somente uma raiz no intervalo 0,2 e o caso correto acima é o I . Show de bola! Ainda de quebra provamos que no próximo intervalo 2,3 não temos raízes. Afinal, se:

f 2 > f 3 > 0

Não vai existir nenhum c ∈ 2,3 que faça f c = 0

Passo 2

Belezinha, vamos pro próximo intervalo, o intervalo 3,4 . Esse é até mais tranquilo, pois saímos de:

f 3 = 2 > 0

E seguimos crescendo e crescendo até chegar em x = 4 . Isso porque em 3,4 a função é estritamente crescente, evidenciado pelo fato que a primeira derivada é sempre positiva nesse intervalo. Sem raízes aqui também.

Agora vamos pro último intervalo e depois partir pro abraço! Ele vai ser [ 4 , + ∞ [ . Nesse intervalo vemos que a função é estritamente decrescente, afinal, a primeira derivada é negativa nesse intervalo. Opa, já que ela é estritamente decrescente, e como sabemos que nesse intervalo ela sairá de cima do eixo x , já que f 4 > f 3 > 0 , temos três opções:

  1. A função sai lá do seu valor positivo e desce infinitamente, passando obrigatoriamente uma única vez só pelo eixo x
  2. A função sai lá do seu valor positivo e desce até um certo ponto, chegando num limite finito e negativo, o que faz com que a função passe obrigatoriamente uma única vez só pelo eixo x
  3. A função sai lá do seu valor positivo e desce até um certo ponto, chegando num limite finito e positivo, o que faz com que a função não toque nunca mais no eixo x

Em matematiquês, isso é o mesmo que dizer que:

  1. A função possui assíntota pra x → + ∞
  2. A função possui assíntota horizontal negativa para x → + ∞
  3. A função possui assíntota horizontal positiva para x → + ∞

E olha só, como o enunciado diz que y = - x é uma assíntota, o primeiro caso é verdade! Graficamente é como se tivéssemos algo do tipo:

Então mais uma vez o gráfico de f x corta o eixo x ! Como essa é nossa segunda raiz, fechamos a questão com chave de ouro se marcarmos a letra D !

Resposta

L e t r a   C

Exercícios de Livros Relacionados

Seja f x = x 2 .(a) Estime os valores de f ' ( 0 ) , f ' 1 2 , f ' ( 1 ) e f ' ( 2 ) fazendo uso de uma ferramenta gráfica para dar zoom no gráfico de f .(b) Use a simetria para deduzir os valores de
Faça um esboço cuidadoso de f e abaixo dele esboce o gráfico de f ’ como foi feito nos Exercícios 4 - 11 . Você pode sugerir uma fórmula para f ‘ ( x ) a partir de seu gráfico? f x = e x
Faça um esboço cuidadoso de f e abaixo dele esboce o gráfico de f ’ como foi feito nos Exercícios 4 - 11 . Você pode sugerir uma fórmula para f ‘ ( x ) a partir de seu gráfico? f x = s e n x
Trace o gráfico da função f x = { x 2,- 1 ≤ x0 - x 2 ,0 ≤ x ≤ 1 f é contínua em x=0 ? f é derivável em x=0 ?
Esboce o gráfico de f à mão e use seu esboço para encontrar os valores máximos e mínimos locais e absolutos de f . f x = x 2 ,- 3 ≤ x ≤ 2