Exercícios Resolvidos de Taxa Relacionada – Casos Clássicos

Ver Teoria

Enunciado

Uma escada de 8   m está encostada numa parede. Se a extremidade inferior da escada for afastada do pé da parede a uma velocidade constante de 2   m / s , com que velocidade a extremidade superior estará descendo no instante em que a inferior estiver a 3   m da parede?

Passo 1

Observe o desenho, que representa o esquema descrito no enunciado.

Chamamos o comprimento da escada de E , a distância da ponta inferior da escada à parede de x e a altura da ponta superior da escada até o chão de y . Podemos relacionar essas grandezas utilizando Pitágoras, já que o triângulo formado é retângulo.

x 2 + y 2 = E ²

Sabemos que E = 8   m , então

x 2 + y 2 = 64

Passo 2

Já que queremos a velocidade com que a ponta superior da escada desce no momento em que x = 3 precisamos derivar implicitamente a relação encontrada, visto que a velocidade é uma taxa, ou seja, uma derivada, da distancia em relação ao tempo. Portanto, o que queremos encontrar é y ' quando x = 3 e x ' = 2 .

2 x . x ' + 2 y . y ' = 0

Substituindo os valores que já temos:

2.3 . 2 + 2 y . y ' = 0

y . y ' = - 6

Aqui temos um pequeno problema. Para encontrar y ' precisamos do valor de y , mas isso pode ser facilmente obtido se substituirmos o valor de x = 3 na equação x 2 + y 2 = 64 .

3 2 + y 2 = 64

y 2 = 55

y = 55

E voltando pra encontrar y ' teremos

y . y ' = - 6 → 55 y ' = - 6 → y ' = - 6 55 m s

O sinal de negativo na velocidade indica que a escada está descendo.

Resposta

- 6 55 m s

Exercícios de Livros Relacionados

Um meteorito entra na atmosfera da Terra e queima a uma taxa que, em cada instante, é proporcional à área de sua superfície. Supondo que o meteorito é sempre esférico, mostre que o raio decresce a uma
37. No exercio 36, se o nível de água estiver decrescendo a uma taxa de 25cm/min quando a profundidade é de 3m, com que velocidade a água está sainda da tina?
39. O volume de um balão está decrescendo a uma taxa proporcional à sua área superficial. Mostre que o raio do balão diminui a uma taxa constante.
Um tanque com a forma de cone invertido está sendo esvaziado a uma taxa de 6m 3 / m i n . A altura do cone é de 24 m e o raio da base é de 12 m . Ache a velocidade com que o nível de água está baixand
30. A demanda por um determinado tipo de cereal é dada peal equação p x + 50 p = 16.00 0 onde x milhares de caixa são demandados quando o preço por caixa for p. Se o preço corrente for de $1,60 por ca