Exercícios Resolvidos de Taxa Relacionada – Casos Clássicos

Ver Teoria

Enunciado

Uma escada com 13 pés está em pé e apoiada em uma parede, quando sua base começa a

escorregar, afastando-se da parede. No momento em que a base está a 12 pés da casa, ela

escorrega a uma taxa de 5 pés/s.

(a) A que taxa o topo da escada escorrega para baixo nesse momento?

Passo 1

Eaew, belezinha?

A questão nos pede para calcular a taxa que o topo de uma escada de 13 pés escorrega pela parede. Como a escada possui um tamanho fixo, há um vínculo entre a medida da distância do topo da escada ao chão e a distância horizontal da base da escada. Da figura, é simples perceber que esse vínculo pode ser escrito através do teorema de Pitágoras se notarmos que a escada, a distância vertical e a distância horizontal constituem, respectivamente, a hipotenusa e os catetos. Assim, podemos escrever a restrição das medidas na seguinte forma:

x ( t ) 2 + y ( t ) 2 =   13 2

Sabendo que as distâncias x(t) e y(t) variam no tempo, mas o comprimento da escada não varia e, sabendo também que, a cada instante de tempo as distâncias formarão um novo triângulo retângulo, podemos calcular suas taxas de variações derivando a expressão. Então, vamos lá!

Passo 2

Escrevendo a componente y(t) em função da componente x(t), obtemos:

y ( t )   =   13 2 - x ( t ) 2

Para descobrir como a altura do topo varia com o tempo, derivamos a expressão acima em relação ao tempo, utilizando a regra da cadeia. Definindo as funções h ( w )   =   w e w ( x ( t ) ) = 13 2 - x ( t ) 2 podemos escrever a função y(t) como y ( t ) = h ( w ( x ( t ) ) ) . Assim, temos que a derivada da altura em relação ao tempo é:

y ' ( t ) =   d d t y ( t ) = d d w h ( w ) × d d x w ( x ) × d d t x ( t ) =   1 2 13 2 - x ( t ) 2 - 1 2 × - 2 x ( t ) d d t x ( t )

Como a questão quer saber qual a taxa o topo escorrega quando a base da escada está a uma distância de x(t) = 12 pés e, como nesse momento, a taxa de variação da base é de 5 pés/s, só precisamos substituir esses valores na expressão acima para determinar y’(t). Logo, temos

y ' ( t )   = - x ( t ) x ' ( t ) 13 2 - x ( t ) 2 - 1 2   = - 12 × 5 ×   169 - 144 - 1 2   = - 12   p é s / s  

Como esperado, a taxa de variação do topo é negativa, já que a escada está escorregando pela parede e com isso, a medida y(t) diminui com o tempo.

Resposta

y ' ( t ) =   - 12   p é s / s

Exercícios de Livros Relacionados

Um meteorito entra na atmosfera da Terra e queima a uma taxa que, em cada instante, é proporcional à área de sua superfície. Supondo que o meteorito é sempre esférico, mostre que o raio decresce a uma
37. No exercio 36, se o nível de água estiver decrescendo a uma taxa de 25cm/min quando a profundidade é de 3m, com que velocidade a água está sainda da tina?
39. O volume de um balão está decrescendo a uma taxa proporcional à sua área superficial. Mostre que o raio do balão diminui a uma taxa constante.
Um tanque com a forma de cone invertido está sendo esvaziado a uma taxa de 6m 3 / m i n . A altura do cone é de 24 m e o raio da base é de 12 m . Ache a velocidade com que o nível de água está baixand
30. A demanda por um determinado tipo de cereal é dada peal equação p x + 50 p = 16.00 0 onde x milhares de caixa são demandados quando o preço por caixa for p. Se o preço corrente for de $1,60 por ca