Um empresário verificou que quando vendia liquidificadores a p reais cada um, os clientes compravam um total de x = 8000/p liquidificadores por mês. Sabendo que em t meses o preço dos liquidificadores será de p t =   0.05 t 3 2 + 16,8 reais, calcule a taxa de variação da demanda mensal de liquidificadores com relação ao tempo, daqui a 16 meses.

Passo 1

Olá meus caros colegas estudantes, estou aqui hoje para lhe ajudar a resolver esse probleminha. O que queremos aqui é calcular a taxa de variação da demanda mensal de liquidificadores, e quando falamos em taxa o que temos que saber é que precisaremos derivar algo. Nesse caso iremos derivar em relação ao tempo.

Passo 2

A nossa equação de taxa de variação é então

d d t 800 0.05 t 3 2 + 16.8

= - 600 t 1 2 0.05 t 3 2 + 16.8 2

Por termos uma taxa de variação negativa já sabemos que os consumidores irão comprar cada vez menos produtos, o quão menos iremos descobrir agora

x ' 16 = - 66.86

Resposta

x ' 16 = - 66.86

Exercícios de Livros Relacionados

Sejaf x = tg ⁡ x . Mostre que f 0 = f ( π ) , mas não existe um número c em ( 0 ,π ) tal que f ' c = 0 . Por que isso não contradiz o Teorema de Rolle?
Mostre que a equação 2 x - 1 - s e nx= 0 tem exatamente uma raiz real.
Demonstre a identidade arcsen (x - 1)/(x + 1) = 2 arctg sqrt(x) - (pi)/(2)
Suponha que f seja uma função ímpar e derivável em toda a parte. Demonstre que para todo o número positivo b existe um número c ( - b , b ) tal que f ' c = f b b .
Dois corredores iniciam uma corrida no mesmo instante e terminam empatados. Demonstre que em algum momento durante a corrida, eles tinham a mesma velocidade. [Sugestão: Considere f t = g t - h ( t ) ,