4) Um elevador sobe com movimento retilíneo uniforme. Uma pessoa está dentro deste elevador em repouso em relação a ele. Sobre esta pessoa atuam a força peso P → e a força normal N → .   De acordo com a terceira lei de Newton, indique onde é aplicada a força de reação a P → e a N → , respectivamente.

(a) Na própria pessoa e na própria pessoa

(b) No centro da Terra e no piso do elevador

(c) Na própria pessoa e no piso do elevador

(d) No centro da Terra e na própria pessoa

(e) No piso do elevador e no piso do elevador

Passo 1

Fala aí, galerinha!! Esse é um problema para a gente trabalhar com a terceira lei de Newton, ou como é mais conhecida, o princípio da ação e da reação. A situação que aparece no problema é de uma pessoa dentro de um elevador que sobe com velocidade constante. Então já vamos representar as forças que atuam na pessoa:

Para resolver esse problema a gente precisa lembrar do que se trata esse princípio de ação e reação. A terceira lei de Newton nos diz que se um objeto A exerce uma força em um objeto B , este último responde essa ação exercendo uma força no objeto A de igual intensidade, mas sentido contrário.Com tudo isso, vamos marcar as reações de cada força que atua na pessoa. Partiuuu!

Passo 2

Nesse tipo de problema é legal a gente sempre se perguntar quem está causando cada força. Vamos começar com a força peso. Quem faz essa força é o centro da terra na pessoa. Então a reação dessa força é a pessoa puxar o centro da terra. Essa força de reação está localizada no centro da terra então! A gente consegue ver melhor nesse desenho aqui:

Agora, a força normal é a força de contato entre a pessoa e o chão do elevador, certo? Então ela é a força que o piso faz na pessoa. Dessa forma, a reação é o contrário disso, é a força que a pessoa faz sobre o piso. Então, a reação da força normal está no piso do elevador. Olha só como isso fica:

E aí resolvemos essa 😊 Vamos para a próxima?

Resposta

(b) No centro da Terra e no piso do elevador

Exercícios de Livros Relacionados

Você está discutindo no telefone celular enquanto segue um carro de polícia não identificado, a 25m de distância; os dois veículos estão a 110k m / h . A discussão distrai sua atenção do carro de polí
Um trem vermelho a 72k m / h e um trem verde a 144k m / h estão na mesma linha, retilínea e plana, movendo-se um em direção ao outro. Quando a distância entre os trens é 950m , os dois maquinistas per
O bloco da Figura 5.14 desliza sem atrito da altura h = 10 m, partindo do repouso. Sendo ∅ = 30 ° , calcule:A) O tempo gasto no deslizamento até o fim da rampa.B) A velocidade final do bloco.
Um trem de metrô parte do repouso em uma estação e acelera com uma taxa constante de 1,60m / s 2 durante 14,0s . Ele viaja com velocidade constante durante 70,0s e reduz a velocidade com uma taxa cons
No lançamento, a nave espacial pesa 4,5 milhões de libras. Quando lançada a partir do repouso, leva 8,0 s para atingir 161k m / h e, ao final do primeiro minuto, sua velocidade é 1610k m / h . a) Qual