Em qual dos movimentos a seguir o módulo da aceleração é constante e diferente de zero ao longo do tempo:

  1. Movimento retilíneo uniformemente variado
  2. Movimento circular uniforme
  3. Movimento retilíneo uniforme

Escolha uma opção:

  1. Nenhuma das opções
  2. Todos os itens (i, ii e iii)
  3. i e ii
  4. Apenas iii
  5. i e iii
  6. Apenas ii
  7. Apenas i

Passo 1

Oi galera, tudo bem?

A aceleração é a quantidade física que é capaz de mudar o vetor velocidade. Ela pode mudar seu módulo, sua direção e também seu sentido!

No MRUV, como o próprio nome já diz, temos um movimento retilíneo (então não há mudança na direção) uniformemente variado (MAS tem mudança nas outras coisas sim!).

No MRUV temos a presença da aceleração, que pode não só mudar o módulo da velocidade (fazendo o corpo acelerar ou frear), como também seu sentido (isso acontece quando jogamos uma bolinha pra cima... ela sobe freando e desce acelerando...tudo por causa da gravidade!)

Então já temos que a afirmativa (i) está correta!

Passo 2

Com isso, podemos eliminar a afirmativa (iii), pois no MRU, a velocidade não muda nem de módulo, direção ou sentido. Portanto é um movimento caracterizado pela ausência de aceleração.

Passo 3

Por fim vamos analisar a afirmativa (ii). Aqui temos o movimento circular uniforme!

Bom, esse movimento é caracterizado por ter uma trajetória circular, com MÓDULO da velocidade constante. Isso quer dizer o que?

Quer dizer que a partícula que descreve um MCU percorre distâncias iguais em tempos iguais. Sendo assim a aceleração tangencial, aquela que é na direção do movimento, é nula!

Mas, e a direção e o sentido? Dá uma olhada nesse desenho aqui:

Os pontinhos laranjas são pontos de uma trajetória circular no sentido horário. O módulo da velocidade pode ser igual (igual ao tamanho dos vetores que desenhei), mas a direção (vertical/horizontal) e o sentido (esquerda/direita ou pra cima/ pra baixo) mudam a cada instante!

Sendo assim, no MCU o módulo da velocidade pode até ser constante, mas o vetor velocidade muda com o passar do tempo! Portanto o módulo da aceleração é constante aqui também!

Assim a afirmativa (ii) também está correta e a alternativa correta é a (c): (i) e (ii) estão corretas.

Resposta

( b )

Exercícios de Livros Relacionados

Você está discutindo no telefone celular enquanto segue um carro de polícia não identificado, a 25m de distância; os dois veículos estão a 110k m / h . A discussão distrai sua atenção do carro de polí
Um trem vermelho a 72k m / h e um trem verde a 144k m / h estão na mesma linha, retilínea e plana, movendo-se um em direção ao outro. Quando a distância entre os trens é 950m , os dois maquinistas per
O bloco da Figura 5.14 desliza sem atrito da altura h = 10 m, partindo do repouso. Sendo ∅ = 30 ° , calcule:A) O tempo gasto no deslizamento até o fim da rampa.B) A velocidade final do bloco.
Um trem de metrô parte do repouso em uma estação e acelera com uma taxa constante de 1,60m / s 2 durante 14,0s . Ele viaja com velocidade constante durante 70,0s e reduz a velocidade com uma taxa cons
No lançamento, a nave espacial pesa 4,5 milhões de libras. Quando lançada a partir do repouso, leva 8,0 s para atingir 161k m / h e, ao final do primeiro minuto, sua velocidade é 1610k m / h . a) Qual