Exercícios Resolvidos de Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Ver Teoria

Enunciado

Três carros (A, B e C)estão em uma rodovia. O carro A é o mais massivo, com massa 4m e velocidade v. O carro B tem massa 2m e velocidade 2v e, por fim, o carro C tem massa m e velocidade 4v. Os três acionam os freios simultaneamente. Considere que os freios e os pneus dos 3 carros são idênticos, isto é, aplicam a força de frenagem máxima constante para cada carro. Qual carro percorre a maior distância desde o momento que os freios foram acionados até atingir o repouso?

a) Carro A

b) carro B

c) carro C

d) carros B e C

e) todos os três carros

Passo 1

Nessa questão a gente tem uma velocidade inicial e sabemos que o carro vai frear até o repouso, logo, nossa velocidade final é 0. E ele não falou nada de tempo, então me parece interessante usarmos Torricelli! Bora lá: (lembra que como o carro ta freando a aceleração é negativa!)

v f 2 = v 0 2 - 2 a ∆ S

Tu tá vendo massa nessa fórmula? Não, né? Isso é porque a distância de frenagem depende apenas da velocidade do carro, e não da sua massa! Então o carro que vai percorrer uma maior distância é o carro que tem maior velocidade, sacou? No nosso caso, é o carro C! Simboraaa!

Resposta

c) carro C

Exercícios de Livros Relacionados

Um trem vermelho a 72   k m / h e um trem verde a 144   k m
Você está discutindo no telefone celular enquanto segue um carro de po
O bloco da Figura 5.14 desliza sem atrito da altura h = 10 m, partindo
Um trem de metrô parte do repouso em uma estação e acelera com uma tax