Considere a função f : 1 , ∞ → I R onde f x = 1 x 4 . Seja S o sólido obtido pela rotação do gráfico de f em torno do eixo x . O volume de S é:

  1. π 9
  2. π 4
  3. π 7
  4. π 6

Passo 1

Escolher o método de cálculo de volume por rotação

Tem dois métodos que podemos usar para calcular o volume S que o enunciado pede. Mas pra gente não enrolar a cabeça, vamos pro que tem aplicação direta: o método dos discos. Dá uma olhada:

S = ∫ a b π f x ²   d x

Como diriam os americanos: pedaço de bolo! Tudo que precisamos é resolver uma integralzinha! Mas pra não deixar essa coisa feia ai em cima,vamos destrinchar ela. Primeiro, os limites de integração. Se f : 1 , ∞ → I R então:

S = ∫ 1 + ∞ π f x ²   d x = lim c → + ∞ ⁡ ∫ 1 c π f x ²   d x

E quem é o f x se não a própria função do enunciado? Então vamos tacar ela dentro também:

S = lim c → + ∞ ⁡ ∫ 1 c π 1 x 4 2   d x = lim c → + ∞ ⁡ ∫ 1 c π x - 8 d x

Agoraé só resolver a integral!

Passo 2

Resolver a integral

Essa integral a gente tira de letra se lembrarmos da regrinha:

∫ a x b d x =   a x b + 1 b + 1   ,     b ≠ - 1   e   b ∈ Z

A resolução é direta então:

∫ π x - 8 d x = - π x - 7 7

E aplicando os limites de integração:

∫ 1 c π x - 8 d x =   - π x - 7 7 x = 1 x = c = - π c - 7 7 + π 7 = - π 7 c 7 + π 7  

Agora pra fechar com chave de ouro a gente só precisa pegar esse resultado aí e aplicar o limite c → + ∞ beleza? Então partiu:

S = lim c → + ∞ ⁡ ∫ 1 c π x - 8 d x = lim c → + ∞ ⁡ - π 7 c 7 + π 7 =   π 7

Resposta

L e t r a   C

S = π 7

Exercícios de Livros Relacionados

Determine o volume do sólido obtido com a rotação da região limitada por y = x e pelas retas y = 2 e x = 0 em torno Do eixo x .Do eixo y .Da reta y = 2 .Da reta x = 4 .
Volume de um toro. O disco x 2 + y 2 ≤ a 2 gira em torno da reta x = b ( ba ) para gerar um sólido em forma de rosquinha chamado toro. Determine seu volume. (Sugestão: ∫ - a a a 2 - y 2 d y = π a 2 /
42: A região delimitada pelas curvas dadas é girada em torno do eixo especificado. Ache o volume do sólido resultante por qualquer método. x = y - 3 2 ,x = 4 ; em torno de y = 1 .
Por integração, determine o volume do sólido obtido pela rotação da região triangular com os vértices ( 0,0 ) , b , 0 e ( 0 , h ) em torno Do eixo x .Do eixo y .