(Cap 6 – Ex 60) A Fig. 6-53 mostra um pêndulo cônico, no qual um peso (pequeno objeto na extremidade inferior da corda) se move em uma circunferência horizontal com velocidade constante. (A corda descreve um cone quando o peso gira.) O peso tem uma massa de 0,040   k g , a corda tem um comprimento L   =   0,90   m e a massa desprezível e o peso descreve uma circunferência de 0,94   m . Determine (a) a tensão da corda e (b) o período do movimento.

Passo 1

Falaiii galerinha do responde ai, tudo bem?

Bom pessoal , se o peso descreve uma circunferência de 0,94   m , a distância horizontal entre o peso e o eixo de rotação é dada por R   =   0,94 / 2 π   =   0,15   m . Usando a trigonometria básica, sabemos que o ângulo que a corda faz com a horizontal é dado por :

θ = cos - 1 ⁡ R L = cos - 1 ⁡ 0,15 0,90 = 80 °

A componente vertical da tensão da corda é T   s e n   θ e deve ser igual à força da gravidade m g . Assim,

T t e n s ã o = m g sen ⁡ θ = 0,40 N

Até aqui de boa? Bora continuar então!

Passo 2

Como a componente horizontal da tensão da corda é a força centrípeta, cujo módulo é m v 2 / R , temos que T   c o s   θ   =   m v 2 / R , o que nos dá v   =   0,49   m / s . O período por sua vez , pode ser obtido diividindo o comprimento da circunferência pela velocidade , sendo assim :

T p e r í o d o = 2 π r v = 2 π 0,15 m 0,49   m / s = 0,94 0,49   =   1,9   s

Resposta

T t e n s ã o = 0,40 N

T p e r í o d o   =   1,9   s

Tranquilo pessoal??? Bora resolver mais questões então

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o menor raio de uma curva sem compensação (plana) que permite que um ciclista a 29k m / h faça a curva sem derrapar se o coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista é 0,32 ?
Em um brinquedo de parque de diversão, um carro se move em uma circunferência vertical na extremidade de urna haste rígida de massa desprezível. O peso do carro com os passageiros é 5,0k N e o raio da
Um estudante que pesa 667N está sentado, com as costas eretas, em uma roda-gigante em movimento. No ponto mais alto, o módulo da força normal F N exercida pelo assento sobre o estudante é 556N . (a) O
Frear ou desviar? A Fig. 6-44 mostra uma vista superior de um carro que se aproxima de um muro. Suponha que o motorista começa a frear quando a distância entre o carro e o muro é d =107m , que a massa
Um bonde antigo dobra urna esquina fazendo uma curva plana com 9,1m de raio a 16k m / h . Qual é o ângulo que as alças de mão penduradas no teto fazem com a vertical?