Entradas e rampas de saída circulares em rodovias são frequentemente elevadas, para permitir que um veículo circule nelas com velocidade de até 15   m / s . Para projetar uma rampa semelhante que suporte uma velocidade de 30   m / s , deve-se:

A. aumentar o raio por um fator de 4 ;

B. diminuir o raio por um fator de 4 ;

C. diminuir o raio por um fator de 2 ;

D. aumentar o raio por um fator de 2 ;

E. aumentar o raio por um fator de 2 ;

Passo 1

Quando ele diz projetar uma rampa que suporte uma velocidade x , ele quer dizer uma rampa na qual os carros consigam trafegar a essa velocidade x .

Mas o que é uma limitação para a velocidade dos carros?

Na verdade, a limitação é a força centrípeta exigida sobre o carro para que ele cumpra a trajetória na determinada velocidade.

A força de atrito nos pneus atua como força centrípeta, nesses casos:

F a t = F c t p

F a t = m v 2 R

Assim, quando maior for a velocidade v do carro, maior será a força de atrito F a t (diretamente proporcionais) atuando sobre os pneus, ou seja se v continuar aumentando, essa força F a t atinge seu valor máximo e o carro derrapa.

O mesmo acontece para uma diminuição do raio R da curvatura, que também gera um aumento da força de atrito F a t (inversamente proporcionais).

Passo 2

Então, para que a pista seja projetada da mesma maneira, os carros devem sofrer uma mesma força de atrito sobre os pneus, então:

F a t 1 = F a t 2

m v 1 2 R 1 = m v 2 2 R 2

v 1 2 R 1 = v 2 2 R 2

Assim, queremos saber quanto deve valer o raio R 2 com relação ao raio R 1 para que a velocidade passe de 15   m / s v 1 para 30   m / s v 2 :

15 2 R 1 = 30 2 R 2

R 2 = 30 15 2 R 1

R 2 = 2 2 R 1

R 2 = 4 R 1

Assim, o raio deve aumentar em 4 vezes para compensar o aumento em 2 vezes da velocidade.

Ficamos com a letra A.

Resposta

Letra A.

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o menor raio de uma curva sem compensação (plana) que permite que um ciclista a 29k m / h faça a curva sem derrapar se o coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista é 0,32 ?
Em um brinquedo de parque de diversão, um carro se move em uma circunferência vertical na extremidade de urna haste rígida de massa desprezível. O peso do carro com os passageiros é 5,0k N e o raio da
Um estudante que pesa 667N está sentado, com as costas eretas, em uma roda-gigante em movimento. No ponto mais alto, o módulo da força normal F N exercida pelo assento sobre o estudante é 556N . (a) O
Frear ou desviar? A Fig. 6-44 mostra uma vista superior de um carro que se aproxima de um muro. Suponha que o motorista começa a frear quando a distância entre o carro e o muro é d =107m , que a massa
Um bonde antigo dobra urna esquina fazendo uma curva plana com 9,1m de raio a 16k m / h . Qual é o ângulo que as alças de mão penduradas no teto fazem com a vertical?