Dois pontos estão localizados sobre uma roda rígida que está girando com uma velocidade angular decrescente em torno de um eixo fixo. O ponto A está localizado na borda da roda e o ponto B está a meio caminho entre a borda e o eixo. Qual das seguintes afirmações referentes a esta situação é verdadeira?

  1. Ambos os pontos possuem a mesma aceleração centrípeta.
  2. Ambos os pontos possuem a mesma aceleração tangencial.
  3. A velocidade angular no ponto A é maior do que a velocidade angula no ponto B .
  4. Ambos os pontos possuem a mesma velocidade angular instantânea.
  5. A cada segundo o ponto A gira de um ângulo maior do que o ponto B .

Passo 1

Bem, vamos começar analisando o movimento dos pontos.

A rotação do disco é igual para ambos os pontos, logo a distancia angular para ambas é a mesma.

Passo 2

Agora seguimos para o que faz o movimento rotacional: a aceleração centrípeta. Bem, sabemos que a c p = V 2 / R . Como o R varia entre os pontos, não podemos afirmar que a aceleração centrípeta é a mesma.

Passo 3

Mas e a velocidade, é a mesma? Bem, como também já sabemos, V = ω R . O raio nós já vimos que é diferente entre os pontos.

Mas e a velocidade angular ω ?

Temos que ω = 2 π f . Logo, a velocidade angular de ambos os pontos só depende da frequência de rotação, tornando-a constante em todos os pontos do disco.

Sabendo que R varia e que ω permanece constante, podemos tirar uma conclusão sobre a velocidade V : varia de acordo com o ponto.

Passo 4

Até aqui, temos que a letra a) é falsa, a letra c) é falsa, a letra d) é verdadeira e a letra e) é falsa. Já podemos responder com certeza a questão.

Mas vamos entender a afirmativa que resta: ambos os pontos possuem a mesma aceleração tangencial.

A velocidade é decrescente, conforme o enunciado, logo temos uma aceleração tangencial negativa. Bem, ambas tem que parar no mesmo instante, certo? E a velocidade de A é diferente da velocidade de B , certo? Conclusão, a taxa de desaceleração para V A tem que ser diferente da taxa de desaceleração para V B .

Resposta

Letra d)

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o menor raio de uma curva sem compensação (plana) que permite que um ciclista a 29k m / h faça a curva sem derrapar se o coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista é 0,32 ?
Em um brinquedo de parque de diversão, um carro se move em uma circunferência vertical na extremidade de urna haste rígida de massa desprezível. O peso do carro com os passageiros é 5,0k N e o raio da
Um estudante que pesa 667N está sentado, com as costas eretas, em uma roda-gigante em movimento. No ponto mais alto, o módulo da força normal F N exercida pelo assento sobre o estudante é 556N . (a) O
Frear ou desviar? A Fig. 6-44 mostra uma vista superior de um carro que se aproxima de um muro. Suponha que o motorista começa a frear quando a distância entre o carro e o muro é d =107m , que a massa
Um bonde antigo dobra urna esquina fazendo uma curva plana com 9,1m de raio a 16k m / h . Qual é o ângulo que as alças de mão penduradas no teto fazem com a vertical?