Considere a seguinte região do plano: A = { x , y ϵ R 2 : x 2 - 2 x - 3 ≤ y ≤ - x 2 + 1 } . O volume do sólido obtido pela rotação de A em torno da reta horizontal y = - 5 é igual a:

Passo 1

Fala aí galerinha? Tudo bem com vocês? Bora pra cima! Primeiro, temos que interpretar o que é essa região do plano A para depois rotacionarmos esse plano que a questão pede pra gente calcular. Essa região é dada pela intersecção de duas funções que a questão define pra gente como:

Podemos notar que no gráfico elas se interceptam em dois pontos. Para acharmos esses pontos, basta igualarmos as funções. Logo,

x 2 - 2 x - 3 = - x 2 + 1

2 x 2 - 2 x - 4 = 0

x 2 - x - 2 = 0

Logo, as raízes para esse polinômio são - 1 e 2 . E esses são justamente os limites de integração para calcularmos o volume do sólido de revolução da área.

Passo 2

Passo 3

Passo 4

Prosseguindo com os cálculos, o volume da região é dado por:

π ∫ - 1 2 ( G x 2 - F x 2 )   d x

Abrindo essa integral:

π ∫ - 1 2 - x 2 + 1 2 - x 2 - x - 3 2     d x

E por fim resolvendo:

V = 63 π

Resposta

V = 63 π

Exercícios de Livros Relacionados

Determine o volume do sólido obtido com a rotação da região limitada por y = x e pelas retas y = 2 e x = 0 em torno Do eixo x .Do eixo y .Da reta y = 2 .Da reta x = 4 .
Volume de um toro. O disco x 2 + y 2 ≤ a 2 gira em torno da reta x = b ( ba ) para gerar um sólido em forma de rosquinha chamado toro. Determine seu volume. (Sugestão: ∫ - a a a 2 - y 2 d y = π a 2 /
42: A região delimitada pelas curvas dadas é girada em torno do eixo especificado. Ache o volume do sólido resultante por qualquer método. x = y - 3 2 ,x = 4 ; em torno de y = 1 .
Por integração, determine o volume do sólido obtido pela rotação da região triangular com os vértices ( 0,0 ) , b , 0 e ( 0 , h ) em torno Do eixo x .Do eixo y .