Considere a função

f x = 3 - x 2 ,   s e   x < 1 1 x ,   s e   x ≥ 1

A função f é diferenciável em x 0 = 1 ? É contínua em x 0 = 1 ?

Passo 1

Fala aí, galera!!! Tranquilidade aí com vocês?

Vamos partir do conceito de diferenciabilidade e continuidade. Para um ponto qualquer, dizemos que a função é diferenciável nesse ponto quando ela puder ser derivada nesse ponto.

Uma coisa que deve lembrar SEMPRE: Funções que NÃO SÃO CONTÍNUAS em um certo ponto, AUTOMATICAMENTE TAMBÉM NÃO SÃO DIFERENCIÁVEIS NESSE PONTO. Agora, se a função for contínua ela pode ou não ser diferenciável.

Passo 2

Note que temos uma função onde ela tem duas leis de formação dependendo do tipo de intervalo que estivermos escolhendo. Nesse caso, estamos avaliando em x 0 = 1 , ou seja, f x = 1 x

Note que ao substituirmos x = 1 , temos que f x = 1 , ou seja, ela existe!!! Então isso é uma função contínua. Agora vem o rolê, se ela é contínua, ela pode ser diferenciável ou não. Precisamos analisar. E esse critério será o seguinte: Fazer x se aproximar de um valor qualquer pelas laterais, e esse valor precisa ser diferente de ±   ∞ . De forma matemática:

f a + = f a - ≠ ± ∞

Passo 3

Agora vamos fazer as aproximações pelas laterais. Bora escolher x = 1 porque esse é um ponto crítico, que é o momento em que há mudança na lei de formação da função.

lim x → 1 + ⁡ 1 x = 1

lim x → 1 - ⁡ 3 - x 2 = 2 2 = 1

Opa, tivemos o mesmo resultado e diferente de infinito, logo a função também é diferenciável em x = 1 .

Resposta

f ( x ) é diferencial e contínua

Exercícios de Livros Relacionados

Faça o gráfico da função f x = x + x . Dê um zoom primeiro em direção ao ponto (-1,0) e então em direção a origem. Qual a diferença entre os comportamentos de f próximo a esses dois pontos? O que você
Lembre-se de que uma função f é chamada par se f - x = f ( x ) para todo x em seu domínio, e ímpar se f - x = - f ( x ) para cada um destes x . Demonstre cada uma das afirmativas a seguirA derivada de
Seja f : R → R uma função tal que quaisquer que sejam x e t f x - f t ≤ x - t 2 Calcule f ' x .
Suponha f definida em R , derivável em 0 e f 0 = 0 . Prove que existe g definida em R , contínua em 0 , tal que f x = xg x para todo x .
Sejam f e g definidas em R , com g contínua em 0 , e tais que, para todo x , f x = xg x . Mostre que f é derivável em 0 .